Em uma semana, Sudoeste perdeu 62 pessoas para a Covid

Na última semana, entre sexta-feira, 26 de fevereiro, e ontem, o Sudoeste perdeu 62 pessoas vítimas da Covid-19, totalizando 535 mortes causadas pela doença. A situação é reflexo do aumento do número de casos e da alta ocupação de leitos vividos em todo o Paraná, mas especialmente na Macrorregião Oeste, que tem os maiores índices.

O total de casos, no mesmo período, saltou de 38.905 para 42.576 — 3.671 a mais —, conforme dados das secretarias municipais e de Estado da Saúde. Os recuperados somam 37.284, são 2.616 a mais na semana.

Na sexta, dia 26, a ocupação de leitos exclusivos para Covid no Paraná já era alta: 94% na UTI e 72% na enfermaria — na Macrorregião Oeste, era de 97% e 85%, respectivamente. Ontem, a ocupação estadual havia subido para 96% na UTI e 75% na enfermaria. Na macrorregional, uma baixa foi registrada: 95% na UTI e 75% na enfermaria.A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, lembrou que, recentemente, foram abertos novos leitos de UTI e enfermaria, mas logo todos foram ocupados.

“Nós estamos trabalhando no nosso limite, com a nossa capacidade total de ocupação dos leitos, por isso, temos conversado muito de perto com a nossa população, pedindo apoio nesse momento, porque a ocupação de leito, embora haja todo um esforço por parte do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde, tem limites estruturais, com equipamentos, com trabalhadores da saúde, não é só o leito, só a cama do hospital, nós precisamos de toda uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais.”

Nádia destacou o esforço que vem sendo feito pelas equipes de saúde, mas refez um apelo para que a população siga as medidas preventivas: “Esses profissionais que estão na linha de frente há quase um ano estão cansados, eles dobram escalas de trabalho para conseguir fechar os plantões e atender toda essa demanda, estamos trabalhando a possibilidade de conseguir ampliar mais leitos de UTI, mas precisamos ter muita atenção, pelas dificuldades que temos. Então, o nosso apelo para manter o distanciamento social, para evitar aglomerações, para utilizar a máscara, fazer a higiene de mãos com frequência, para que a gente possa desacelerar e reduzir a transmissão do vírus”.

Óbitos
Somente nos últimos dois dias, 22 óbitos por coronavírus se confirmaram na região. Eles aconteceram nos seguintes municípios: Clevelândia (3); Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mariópolis e Pato Branco (2); e Ampere, Barracão, Capanema, Flor da Serra do Sul, Marmeleiro, Pranchita, Santa Izabel do Oeste, São Jorge D’Oeste e Verê, com um cada.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *