Depen realiza nova revista na Cadeia Pública e descobre mais um túnel

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) realizou operação de revista geral na Cadeia Pública de Francisco Beltrão durante a quinta-feira (11). Na ação, foi descoberto mais um túnel por onde os presos tentariam empreender fuga, sendo que a operação contou com 15 integrantes da Seção de Operações Especiais – SOE para a movimentação e contenção dos presos no pátio de sol, 2 policiais penais e 7 guardas prisionais que fizeram as buscas nas celas.

Para que as buscas pudessem ser feitas, mais de 130 presos foram movimentados de suas celas, e uma operação logística especial teve que ser feita para atender os critérios de segurança e ao mesmo tempo os protocolos sanitários da Covid-19. A operação desta quinta-feira ocorreu em virtude da tentativa de fuga frustrada da última terça-feira, onde após agentes ouvirem barulhos, a ROTAM foi acionada e um túnel foi descoberto evitando uma fuga em massa, sendo que os barulhos continuaram e os presos tentaram abrir um túnel no mesmo lugar de anteontem novamente, local esse que já havia sido concretado.

Ressalta-se que todos os materiais utilizados tentativa de fuga da terça-feira haviam sido retirados e na operação de ontem do DEPEN, sendo encontrado somente os danos no concreto onde teve que haver o trabalho de concretagem novamente, sendo ainda localizado e apreendido um telefone celular durante a operação. “Desde que assumimos a administração desta unidade em definitivo, reforçamos a segurança dela com equipamentos e pessoal e fazemos revistas periódicas nas celas e no entorno da Cadeia Pública objetivando evitar fugas e evitar que ilícitos e materiais não permitidos cheguem aos presos”, afirmou o coordenador do Depen Regional de Beltrão, Marcos Andrade.

Segundo o Chefe Regional das Cadeias do Sudoeste do Paraná, Alessandro Bezerra da Cunha, a verificação movimentando todos os presos foi necessária após a descoberta anteontem de um túnel, por isso fizemos uma varredura, um pente-fino mesmo, com tempo e precisão”, explicou, agradecendo aos profissionais que trabalharam na operação desta quinta-feira que começou às 9 da manhã e se encerrou por volta das 18 horas.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *