Ouça Ao Vivo

2 de agosto de 2025 07:30

Carregando...

Comércio do Paraná registra expansão de 1,8% em 2021, aponta IBGE

às
Silvonei Casarim

O comércio paranaense cresceu 1,8% em 2021 no Paraná na comparação com o ano exatamente anterior (2020). A expansão é no volume de vendas do comércio ampliado, que engloba todos os setores, inclusive construção civil e de veículos. Os dados consolidados do ano constam na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (9).

Na passagem do mês analisado, de novembro para dezembro, houve avanço de 0,4%, um dos dez indicadores positivos do Brasil. Na comparação com o mesmo período de 2020 houve um recuo de 4,7%. No indicador do volume da receita do comércio, voltado a retornos financeiros, houve crescimento de 17,1% em 2021 (acumulado do ano), 0,3% na passagem do mês e 10% na comparação entre o dezembro de 2020 e o dezembro de 2021.

“O comércio acompanha o desenvolvimento da indústria do Paraná. Tivemos um começo de ano difícil, mas com o avanço da vacinação contra a Covid-19 conseguimos recuperar a normalidade da circulação no comércio e fechamos o ano com resultado positivo na comparação com 2020, que foi o ano da chegada da pandemia”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Neste ano, com a inflação mais estável e a retomada do consumo das famílias, o objetivo é crescer ainda mais. Há uma confiança no setor privado em relação a 2022”, complementou o governador.

SETORES – Os destaques setoriais no volume de vendas do ano passado foram a construção civil, com crescimento de 6,9% em 2021, e o comércio de veículos, motos, e partes e peças automobilísticas, com avanço de 5,2%. Outros setores que fecharam em alta foram tecidos, vestuário e calçados (13,3%), artigos farmacêuticos, médicos, cosméticos e perfumaria (16%), artigos de uso pessoal e doméstico (17,3%) e livros, revistas e jornais (4,6%).

DE OLHO EM 2022 – Os empresários paranaenses estão confiantes para 2022. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Paraná (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que a expectativa do começo desse ano foi maior do que o mesmo indicador do ano passado.

Fonte: AEN  Foto: Geraldo Bubniak

Foto de Silvonei Casarim

Silvonei Casarim

Redator/Locutor

Veja também

Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento