Ouça Ao Vivo

24 de abril de 2025 17:02

Carregando...

CMDCA de Ampére repudia agressão contra conselheira tutelar

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

Um casal agrediu, na tarde desta quarta-feira, 23, uma conselheira tutelar de Ampére dentro da sede do órgão. O fato ocorreu por volta das 16h30, quando os dois foram até o local, proferiram diversas palavras de baixo calão e, no momento em que a vítima tentava acionar a Polícia Militar, o homem desferiu um soco em um dos seus braços. Após a agressão, o casal fugiu, mas foi localizado pela PM e encaminhado à Polícia Civil.

Na tarde desta quinta-feira, 24, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ampére, Luciene Zied Pinheiro, enviou ao Jornalismo da Ampére AM/Interativa FM uma nota de repúdio ao ocorrido.

NOTA:
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ampére – CMDCA, no uso de suas atribuições legais e em defesa dos princípios da proteção integral e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ato de violência praticado contra uma Conselheira Tutelar do município de Ampére/PR.

O ato de agressão, ocorrido em pleno exercício de suas funções, representa não apenas uma afronta à integridade física e psicológica da servidora, mas também uma grave violação ao exercício legítimo da função pública de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O CMDCA reitera que o Conselho Tutelar é órgão autônomo e essencial ao sistema de proteção social, sendo seus membros agentes públicos que devem ter garantidas condições dignas, seguras e respeitosas para o pleno exercício de suas atribuições. A violência contra um(a) conselheiro(a) tutelar é, portanto, um ataque ao próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e à política pública de proteção infantojuvenil.

Exigimos que as autoridades competentes apurem rigorosamente os fatos, responsabilizem os autores e assegurem as garantias legais à profissional envolvida, bem como à continuidade dos atendimentos do Conselho Tutelar com segurança e respeito.

Expressamos ainda nossa solidariedade à Conselheira Tutelar agredida, aos seus colegas de trabalho e reafirmamos nosso compromisso com a defesa intransigente dos direitos humanos de todas as crianças, adolescentes e dos profissionais que atuam nessa causa.

Ampére/PR, 24 de abril de 2025.”

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Policial
Geral
Ampére
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Geral
Regional
Policial
Geral
Ampére
Policial