Ouça Ao Vivo

21 de novembro de 2024 13:03

Carregando...

Aplicação da Prova Paraná Mais começa nesta semana em toda a rede estadual

às
Julio Cesar Alves
9
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) aplica, a partir desta semana, a Prova Paraná Mais, avaliação que tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes em diferentes níveis de aprendizagem. Cerca 587 mil estudantes em todo o Estado devem realizar os exames.

Para os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, essa prova tem uma importância adicional: a nota pode ser utilizada para compor a pontuação no processo seletivo de ingresso nas universidades estaduais. Esse processo é viabilizado pelo sistema Aprova Paraná Universidades, lançado na última quinta-feira (7).

O novo programa educacional garante que 20% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais. O programa cria um sistema integrado de aproveitamento de notas, oferecendo uma nova alternativa para o acesso ao ensino superior no Estado.

1º do País, Colégio Florestal de Irati alcança capacidade de 1 milhão de mudas por ano
As provas serão em formato impresso e realizadas em períodos diferentes, distribuídas de acordo com as séries da Educação Básica. Os componentes curriculares abordados também variam, conforme o nível escolar, da seguinte forma:

– Os estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, final da etapa de alfabetização, realizarão as provas nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

– Os estudantes de 5º ano, final da etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizarão as provas nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

– Os estudantes de 9º ano, final da etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, realizarão as provas nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

As provas para os estudantes do Ensino Fundamental serão aplicadas entre os dias 11 e 29 de novembro.

Já os estudantes de 3ª e 4ª séries, do final da etapa do Ensino Médio, matriculados nos cursos regulares e integrados à Educação Profissional, realizarão as provas dos componentes de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Redação no primeiro dia de prova (agendado para 12 de novembro).

De feijão tropeiro a strogonoff de peixe: concurso da merenda tem receitas e cozinheiras finalistas

No segundo dia (13 de novembro), os alunos realizarão as provas dos componentes de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. As provas contemplam as habilidades somente da Formação Geral Básica.

“Participar da Prova Paraná Mais é uma grande oportunidade para nossos estudantes, especialmente para aqueles que estão se preparando para a transição ao ensino superior. Essa avaliação não só nos permite entender melhor o nível de aprendizado e as necessidades de cada estudante em diferentes etapas, mas também oferece aos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio uma vantagem importante na busca por uma vaga nas universidades estaduais”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Fonte: AEN

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Destaque
Destaque
Destaque
Ampére
Ampére
Regional
Esporte
Policial

Em Alta

Ampére
Policial
Regional
Regional
Policial
Esporte