Ouça Ao Vivo

5 de fevereiro de 2025 00:59

Carregando...

Amsop recomenda instalação de usinas de oxigênio na região e aulas presenciais somente em abril

às
Julio Cesar Alves

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou uma videoconferência, ontem, para debater a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelos municípios e a situação dos estoques de medicamentos e oxigênio para o tratamento de infectados pelo coronavírus na região. “Tenho mantido contato permanente com o Governo do Estado, e a escalada da pandemia no Paraná é vertiginosa. Falta tudo, principalmente recursos humanos”, comenta o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani (PSDB).

Sobre a preocupação com o oxigênio, a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), Ivete Lorenzi, anunciou a instalação de três usinas para a produção do gás, que serão instaladas nos municípios de Coronel Vivida, Mangueirinha e Clevelândia.

Essas usinas foram adquiridas pelos três municípios, através do Conims. “Essas usinas são uma aquisição valiosa para o momento atual e também para o pós-pandemia”, declara a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella.

Já o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, alerta para a escassez de medicamentos. E apresentou, como solução mais eficaz para o momento, a aquisição de remédios pela iniciativa privada e posterior doação aos órgãos de saúde. “Essa compra, através de empresas, de parcerias, sem o processo burocrático do setor público, proporcionaria um importante ganho de fôlego nos nossos estoques”, complementou Nádia. Outra alternativa levantada na reunião, foi a articulação com deputados estaduais e federais, bem como, com o Ministério da Saúde, para aumentar o repasse dos medicamentos.

Só pelo governo federal
A respeito da aquisição de vacinas contra a Covid-19 por municípios, a assessoria jurídica da Amsop ressalta aos prefeitos que, no momento, todas as vacinas do mercado são adquiridas exclusivamente pelo Ministério da Saúde, e que, a Lei 14.125/2021, sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, dia 10, só permite a aquisição de vacinas pelos municípios após a vacinação completa dos grupos prioritários determinados pelo Programa Nacional de Imunizações.

“Tenho plena confiança na Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) e no Consórcio Paraná de Saúde, que, assim que possível a compra direta dessas vacinas, o Sudoeste será amplamente abastecido”, declara o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB). Por fim, a Amsop recomenda aos municípios que permaneçam com as aulas remotas até o início de abril.

Participaram da videoconferência, o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani, o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o presidente da Comissão de Saúde da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto (PP), os chefes das 7ª e 8ª regionais de Saúde, Anderson Nesello e Nádia Zanella, respectivamente, e demais prefeitos do Sudoeste.

Fonte e foto: Assessoria

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Geral
Geral
Esporte
Ampére
Ampére
Esporte

Em Alta

Policial
Ampére
Policial
Esporte
Ampére
Geral
Esporte
Geral
Regional