Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Ampére recebe o CastraPet até essa terça-feira (7)

Começou na manhã deste domingo, 5, o programa CastraPet em Ampére, sudoeste do Estado. A iniciativa é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O programa de esterilização de cães e gatos no município tem apoio do Município e o recurso o investido na ação vem de verba do deputado estadual Nelson Luersen, que esteve presente no começo do trabalho, acompanhado dos vereadores Jeferson Lourensi, Antônio Graff, do vice prefeito Celso Saggiorato, do coordenador da Secretaria de Saúde Robson Sari, da geradora da Vigilância Sanitária Jailine Bortolomedi e da coordenadora estadual do programa Girlene Jacob.

O CastraPet tem previsão de atender 180 animais, que foram cadastrados pela saúde local. O trabalho vai até a próxima terça-feira, 7, no ginásio de esportes da escola Leopoldo De Witt, no bairro Nossa Senhora das Graças.

O PROGRAMA
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. A meta do programa é que até final de 2022 a castração ocorra em 60% dos municípios paranaenses.

O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

O primeiro ciclo atendeu 15 mil animais em 45 municípios, com investimento de R$ 2,4 milhões, oriundo de emendas parlamentares. Nesse segundo ciclo, que se iniciou em junho de 2021, serão investidos R$ 2,5 milhões, do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares, para beneficiar 80 municípios.

Jornalismo Ampére AM/Interativa FM com Governo do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *