Ouça Ao Vivo

5 de setembro de 2025 10:48

Carregando...

Paraná vai implantar programa de combate a crimes virtuais contra crianças

às
Julio Cesar Alves

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e o Ministério da Mulher e Direitos Humanos firmaram nesta sexta-feira (23) um acordo técnico para a implantação do Programa Reconecte Paraná, de combate a crimes virtuais contra crianças.

O termo foi assinado pelo secretário Ney Leprevost e a secretária nacional da Família, Angela Vidal Gandra, durante o webinar Programa Reconecte em Foco, que teve a participação da ministra Damares Alves.

O Paraná já havia formalizado a adesão ao programa, proposto pelo Ministério, e agora se torna o primeiro estado brasileiro a formalizar sua implantação. O acordo técnico para implementação conjunta do Reconecte busca o desenvolvimento de ações para o uso inteligente das tecnologias digitais nos aspectos da saúde, família, educação, segurança e da cultura.

“Orientar a família e as crianças e conscientizar os profissionais que atuam na proteção à infância sobre o uso saudável das tecnologias é uma tarefa extremamente necessária nos dias atuais”, afirmou Ney Leprevost.

A ministra Damares Alves falou sobre a proteção virtual na infância ser um tema emergente. “Na pandemia vimos aumentar o número de crianças e adolescentes que sofreram e sofrem violências virtuais. Por isso, devemos alertar toda a sociedade sobre o que acontece no mundo online. O programa Reconecte, com certeza, será uma experiência ímpar para testar, na prática, os efeitos sociais da política pública, que a gente quer que alcance todo o País”, afirmou.

A parceria tem como objetivo executar ações como promover novas versões do Curso Detox Digital, que é vinculado à ação cinco do Pacto Infância Segura do Paraná; aplicar o curso de capacitação EaD, da Secretaria Nacional da Família para os servidores dos Escritórios Regionais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com vagas extensivas a profissionais de toda a rede de proteção; e nova capacitação para famílias e adolescentes, através de reunião de pais ou seminário sobre o tema.

Também serão desenvolvidas ações que valorizem atividades culturais, artísticas e esportivas para crianças e adolescentes a fim de prevenir o uso compulsivo de tecnologias digitais.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Geral
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial