Ouça Ao Vivo

17 de setembro de 2025 09:06

Carregando...

Assembleia aprova redução de 45% do IPVA no Paraná

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) concluiu nesta terça-feira (16) a análise do Projeto de Lei 690/2025, de autoria do Poder Executivo, que reduz em 45% o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta foi aprovada em duas sessões ordinárias — a regular do dia e outra antecipada de quarta-feira (17) — e segue agora para sanção do governador.

No segundo turno de votação, o texto recebeu 48 votos favoráveis e nenhum contrário. Já a tentativa da oposição de reverter parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), rejeitando emendas de plenário, foi derrotada por 38 votos a 8. O relatório favorável ao projeto foi mantido pelo deputado Hussein Bakri (PSD).

Quem será beneficiado
Atualmente, a frota tributada no Paraná é de 4,1 milhões de veículos. Com a mudança, cerca de 3,4 milhões — o equivalente a quase 83% — terão redução no imposto. Estão nesse grupo automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.

A alíquota do IPVA cairá de 3,5% para 1,9% a partir de 2026. Já veículos com regras diferenciadas, como ônibus, caminhões, utilitários de carga, veículos de aluguel e movidos a gás natural veicular (GNV), permanecerão com alíquota de 1%.

Impactos econômicos
De acordo com o governo estadual, a medida deve representar um alívio financeiro às famílias paranaenses, estimulando o consumo e a regularização do imposto. Também estão previstos efeitos positivos na atividade econômica e na indústria.

Como forma de compensação, a multa por atraso no pagamento do IPVA passará de 10% para 20%. A expectativa é ainda reduzir a inadimplência e repatriar veículos de contribuintes paranaenses que hoje estão emplacados em outros estados.

A Receita Estadual informou que não haverá impacto na arrecadação em 2025. As mudanças entrarão em vigor apenas em 2026, quando passarão a compor a estimativa de receita e metas fiscais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Reflexo imediato
O anúncio da redução já provocou efeito no mercado automotivo. Segundo dados do Detran-PR, o número de emplacamentos cresceu 11% em 10 dias após a divulgação da medida, em 20 de agosto.

Entre os dias 10 e 19 de agosto, foram registrados 10.647 emplacamentos. Já entre 20 e 29 de agosto, o número saltou para 11.807, média de 1.118 por dia. Somente no dia 20 foram registradas 1.418 novas placas.

*Com Informações da ALEP

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Geral
Policial
Geral
Geral
Policial
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Geral
Geral
Geral