API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

DER anuncia vencedora da licitação do pavimento de concreto da PRC-280

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou nesta quinta-feira (4) o nome da empresa vencedora da licitação da pavimentação em concreto da PRC-280, na região Sudoeste. A TCE Engenharia Ltda. foi a primeira classificada em uma disputa que envolveu outras cinco empresas, com valor final de R$ 106.890.000,00. O orçamento estipulado nos estudos de viabilidade era de R$ 120 milhões.

A publicação abriu o período de cinco dias úteis para recursos e outros cinco dias úteis para contrarrazões aos recursos, caso algum seja interposto. Os passos seguintes, se não houver intercorrências, são a homologação, a assinatura de contrato e a ordem de início dos trabalhos. A licitação aconteceu na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), em que a mesma empresa fará o projeto executivo e a obra, com utilização de inovações tecnológicas.

O prazo para execução completa dos projetos e obra é de 450 dias (15 meses). Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico. A execução da obra começa a partir das aprovações parciais dos projetos, que devem ocorrer a partir de 90 dias da Ordem de Serviço. Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de R$ 1,6 bilhão junto a um consórcio de bancos.

“A grande demanda do Sudoeste é infraestrutura. Revitalizar a PRC-280 é fundamental para o desenvolvimento da região porque essa é a principal artéria de escoamento da safra e dos produtos industrializados. Vamos reconstruir o trecho mais crítico, entre Palmas e o distrito de Horizonte, com concreto whitetopping. É um investimento alto, mas que vai resolver definitivamente o problema”, afirmou o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Um dos critérios técnicos levados em consideração é a experiência das participantes com a metodologia Building Information Modeling (BIM) – ou Modelagem da Informação da Construção – para a elaboração dos projetos e acompanhamento da obra. Isso atende a Estratégia Estadual BIM, determinada pelo decreto estadual número 3.080/19. O anteprojeto da restauração do pavimento já foi modelado utilizando a metodologia e será entregue à empresa vencedora.

Com a metodologia BIM, o modelo de cada obra é construído virtualmente, seguindo de forma rigorosa o que será aplicado no empreendimento real. As antigas plantas e planilhas dão lugar a um sistema que inclui informações em tempo real, como o planejamento da obra, detalhamento dos materiais, custos quantificados e documentação, tudo isso vinculado ao modelo, o que torna o processo mais transparente e facilita a fiscalização.

“A rodovia PRC-280 é um dos mais importantes corredores de transporte paranaense e realizar todas as obras que ela necessita é uma das prioridades do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Estamos apostando em whitetopping e um modelo mais transparente de execução. É uma modelagem para o que planejamos para o futuro das obras no Paraná”, acrescentou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

OBRA – A obra na PRC-280 acontecerá entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153. Todo esse trecho será restaurado com pavimento rígido em concreto, dentro da primeira intervenção em rodovia estadual nesses moldes na história do Estado. A técnica, conhecida como whitetopping, deve ser aplicada nos 59,55 quilômetros do trecho, do quilômetro 70,8 ao 130,35, e garante vida útil de pelo menos 20 anos.

Pela técnica, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto. Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.

“A restauração em whitetopping garante uma pista em excelentes condições e custará menos do que uma restauração do pavimento asfáltico, que exigiria reparos em toda a base. Outra grande vantagem é que o pavimento de concreto tem uma vida útil muito maior e exige menos serviços de conservação”, explicou o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti. “Esta obra poderá servir de exemplo para iniciativas semelhantes no futuro”.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

slot gacor slot gacor situs toto situs toto situs toto slot gacor slot gacor bento4d toto slot slot gacor situs toto situs togel cabe4d slot gacor slot gacor slot gacor
https://elibrary.sulteng.bawaslu.go.id/file/kerja/ situs toto
hacklink al betturkey dizi film izle film izle yabancı dizi izle fethiye escort bayan escort - vip elit escort erotik film izle hack forum türk ifşa the prepared organik hit lunabet girişmarsbahisGüvenilir Slot siteleriSuperbahisbetgitcasinolevantparibahismatbet günceljojobet girişjojobet girişcasinolevantcasibomholiganbet 1045piabet girişjojobetcasibomjojobetmatbetcasibommatbetsultanbetjojobet girişjojobet girişjojobet girişmatbet girişmatbetslotticamarsbahis girişvaycasinocasibom güncel girişikili spot lambacasibom adrescasibom günceljojobetjojobetmeritking girişjojobet girişmatadorbetmatadorbet girişparibahisjojobet girişGrandpashabethiltonbet twitterjojobet girişcasinolevantcasinolevantsuperbetinjojobet girişcasibombetsatcasibomcasibomsekabetdinamobetpiabellacasinonakitbahisnakitbahiscasibomnakitbahisMatbetSahabetOnwinMeritkingBahsegelTipobetTarafbetVdcasinoMariobetBetebetMavibetLunabetcasibom girişpusulabetdeneme bonusu veren sitelermariobetcasibomjojobetmarsbahismarsbahismatadorbetjojobetcasibomcoinbarbetboobetsatasyabahistempobetbetinesavoybettingngsbahisprensbetمقاطع سكسodeonbetفيلم سكسsex pornoporno sexsikiş filmngsbahissexo gratispusulabetfree pornkalebetelexbetfilme pornohiltonbetmobil pornotelefon sohbet hattıhiltonbet canlı maçonwin güncelloyalbahis girişbetparkpiabetbatman escortcasibomjojobetholiganbetcasibom girişbetwoongalabetvevobahisyouwinparibahissuperbetingoldenbahisbetsmovepusulabetbetnanolunabetmavibetaresbetmarsbahisjojobetmilanobetwinxbetbetmarinojojobetcasinolevantcasibomcasibomcasibom girişvaycasinocasibombetriyalsophie rain leakjojobet girişjojobet giriş adresiJojobet Girişbahsegelvaycasinomeritkinglandorbet girişbaywinbaywinxzbtümbettümbettümbettümbettümbetpusulabetultrabetcratosroyalbetcoinbarmarsbahisMeritkingsetrabet girişsetrabet girişasyabahisktunnelvtunneldtunnelbiolinkbaywinvaycasinopaintball istanbulPaintballholiganbetholiganbetmatbet girişjojobet güncel girişvaycasinotümbettümbettümbettümbettümbetultrabetsekabetultrabetultrabetbio linkilbetilbetilbetilbetilbetcasinoplusmatadorbetmatadorbet matadorbet matadorbet twitterjojobetultrabetultrabetultrabetultrabet