Ouça Ao Vivo

1 de setembro de 2025 10:11

Carregando...

APP-Sindicato pede à Justiça cancelamento de prova PSS para professores temporários

às
Julio Cesar Alves

A APP-Sindicato entrou ontem na Justiça com ação pedindo o cancelamento da prova presencial para contratação de professores temporários por Processo Seletivo Simplificado (PSS), marcada para o próximo dia 10. De acordo com o sindicato, a ação busca a nulidade do item do Edital que institui prova objetiva como método de seleção para contratações temporárias de professores e pedagogos.

Na ação, a entidade aponta que além do grave quadro de contaminação no Paraná, a prova infringe o caráter temporário de contratação e burla à regra geral do concurso público. Desde sua publicação, em outubro de 2020, a APP-Sindicato afirma lutar para garantir que o processo seja realizado com os mesmos critérios definidos pela Lei de 2005, sendo elas a prova de títulos referentes à escolaridade, tempo de serviço e aperfeiçoamento profissional.

A APP-Sindicato enfatiza ainda que a realização da prova presencial pode agravar o quadro da pandemia no Paraná. A aglomeração no dia do certame, certamente elevará os níveis de contaminação pelo vírus, avalia o sindicato. De acordo com o próprio governodo Paraná, 47.008 profissionais se candidataram para a seleção, afirma a entdiade.

“Deve ser considerado que a realização das provas envolverá centenas de aplicadores e fiscais, bem como demais trabalhadores em geral, além dos inevitáveis contatos a serem realizados nos deslocamentos destas pessoas”, explica o secretário de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato, Professor Mário Sergio Ferreira.

A Juíza substituta da 5ª Vara da Fazenda Pública, determinou que o Estado manifeste-se acerca do pedido, no prazo de três dias.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Regional