Ouça Ao Vivo

24 de setembro de 2025 08:04

Carregando...

Pato Branco será a Capital Tecnológica do PR

07/10/2020
às16:19
Julio Cesar Alves

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, terça-feira, 6, em primeira votação, o Projeto de Lei 274/20, do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), concedendo à cidade de Pato Branco o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná. A proposta prevê ainda que seja inserido no Calendário de Eventos Oficiais do Estado a comemoração do título durante a Semana de Tecnologia e Inovação, celebrada anualmente entre os dias 16 e 22 de outubro. Com uma população superior a 80 mil pessoas, Pato Branco é referência em tecnologia. A ligação da cidade com a tecnologia iniciou-se há 20 anos, com a implantação do antigo Cefet, atual Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), e fortaleceu-se com a criação, no ano de 2013, da primeira Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Se destacando como um polo regional de Educação, com mais de 90 cursos e indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos, foi possível tornar realidade a instalação do Parque Tecnológico, em 2016. Atualmente a estrutura abriga 19 empresas incubadas, três em processo de instalação, além de cinco empresas nos laboratórios industriais, gerando 141 empregos, entre estagiários, empresários e funcionários.

“O desenvolvimento sustentável de qualquer região passa pela tecnologia, inovação e ciência aplicada em diversos setores. E este vem sendo o papel do Parque Tecnológico de Pato Branco que é uma infraestrutura modelo, voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica. Ao reunir empresas e desenvolvedores destes produtos e serviços num espaço planejado, o Parque vem produzindo um impacto positivo no desenvolvimento regional, estimulando a abertura de novas empresas e geração de emprego e renda”, frisou o deputado Guerra.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Pinhal de São Bento
Regional
Geral
Policial
Geral
Ampére
Regional

Em Alta

Regional
Pinhal de São Bento
Ampére
Policial
Geral
Geral