Ouça Ao Vivo

5 de fevereiro de 2025 18:40

Carregando...

Governo entrega primeira etapa do Contorno Noroeste de Pato Branco

às
Julio Cesar Alves

O Sudoeste do Paraná passa a contar com uma importante alternativa logística para o escoamento da safra com a finalização da primeira parte do Contorno Noroeste de Pato Branco. Além disso, a intervenção rodoviária que liga a BR-158 à PR-493 tira o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, equacionando os problemas de circulação.

A obra inaugurada nesta quinta-feira (09) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior conta com 5,28 quilômetros de extensão e recebeu investimento de R$ 30 milhões por parte do Governo do Estado. O lote 2 da construção, com 13,3 quilômetros, está em fase de elaboração de projeto pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.

“Essa obra vai ajudar muito em toda a infraestrutura do Sudoeste. Integra um pacote robusto de ações para Pato Branco, uma cidade que vem crescendo muito e precisa da atenção do Governo do Estado”, afirmou Ratinho Junior. “O contorno é fruto de um planejamento futuro, já pensando a Pato Branco do futuro, especialmente na questão da mobilidade”.

A nova conexão, explicou o governador, facilita ainda o trânsito comercial com a PRC-280, principal corredor de exportação dos municípios da divisa com Santa Catarina aos portos paranaenses – o Estado anunciou a reformulação completa da via também nesta quinta-feira.

“O contorno leva em conta a necessidade de resolver um gargalo urbanístico e possibilita a atração de novos investimentos”, destacou Ratinho Junior.

Chefe da Casa Civil, Guto Silva explicou que a obra é parte fundamental do plano diretor municipal porque Pato Branco não consegue mais crescer no sentido de Vitorino e Mariópolis.

“Pato Branco projeta um novo ciclo de desenvolvimento com esse investimento. Era um divisor natural da cidade, que deixava um lado do município manco, sem se desenvolver. Sem contar o gargalo urbano que representava, muitas vez com o motorista perdendo de 30 a 40 minutos para passar. Esse contorno é a redenção”, afirmou.

“Essa obra custeada pelo Governo do Estado é um sonho que sai do papel para ajudar o município a fortalecer as suas vocações”, completou Silva.

OBRA – O modal urbano vai interligar a BR-158 (ligação com Coronel Vivida, a sete quilômetros do primeiro viaduto urbano de Pato Branco) à PR-493 (sentido Itapejara do Oeste).

Foram 100 mil metros quadrados novos implementados em Pato Branco, que compreendem também um viaduto de concreto armado em desnível de 45 metros na BR-158, com vigas que pesam mais de 50 toneladas e têm cerca de 1,80 metro de altura; um trecho de 5,2 quilômetros em asfalto de 7,20 metros de largura com 3 metros de acostamento de cada lado, inclusive com terceira faixa; uma ponte sobre o Rio Ligeiro, também de 45 metros, cerca de um metro acima da cota máxima da cheia; e uma rotatória de 100 metros de diâmetro no ponto final, na PR-493.

Ao longo do trecho foram feitas 17 desapropriações, cercas nas áreas de agricultura, bueiros, pontilhões, canais, sarjetas e valetas para drenagem (superficial e subterrânea) e escoamento adequado das águas da chuva, além de asfalto no acesso a vias laterais municipais.

“Isso é tratar com carinho uma região produtora que faz o Paraná crescer. São obras de ponta a ponta que vão transformar o Sudoeste”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A obra completa, contudo, prevê mais 13,3 quilômetros da rotatória até Vitorino, próximo da ponte do Rio Caçadorzinho, já com destino a Francisco Beltrão. O projeto deve ser licitado nos próximos meses e conta com mais duas pontes, um viaduto e todas as licenças ambientais autorizadas.

No novo trajeto também haverá uma rotatória, do tipo elipse, proposta para organizar o tráfego próximo à estrada municipal Irineu Bertani, que é via de acesso ao Aeroporto Juvenal Loureiro Cardoso.

Licitação de programa de segurança para melhorias nas rodovias avança
O projeto original tramita no Governo do Estado desde 2013 e a maior parte da obra foi executada entre 2019 e 2020. “É um dia histórico para Pato Branco. São soluções para a sociedade de Pato Branco que eram há muito tempo aguardadas, como o Contorno Noroeste”, comentou o prefeito da cidade, Robson Cantu.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Policial
Policial
Geral
Regional
Policial
Policial
Regional

Em Alta

Policial
Ampére
Policial
Policial
Ampére
Esporte
Policial
Ampére
Regional