Será realizada no Anfiteatro Professora Ana Maria Basso, a solenidade de entrega do Título de Cidadã Honorária de Ampére à senhora Zenir Kessler. A honraria foi concedida por meio da Lei Municipal nº 2299/2025, sancionada em 30 de abril deste ano, em reconhecimento à trajetória de vida e relevantes serviços prestados por Zenir ao município. A solenidade será às 18h30 desta sexta-feira, 4.
Nascida em Erechim (RS) em 5 de julho de 1935, Zenir Kessler mudou-se para Ampére em 1961, ao lado do marido, Casemiro Kessler, com quem teve sete filhos. Sua atuação na comunidade começou cedo e foi marcada por dedicação e pioneirismo. Em 1964, assumiu o 1º Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas, também atuando como Escrivã de Polícia e Serventuária da Justiça. Mesmo durante a gestação, Zenir seguiu trabalhando com afinco, sem tirar licença, demonstrando coragem e comprometimento.
Ao longo dos anos, transcreveu livros, escrituras, registros de nascimento, casamento e óbitos, além de proclamas, em uma época em que apenas ela tinha autorização legal para escrever nesses documentos. Também se dedicou ao atendimento às famílias mais humildes, alfabetizando cidadãos que procuravam o cartório e atuando como catequista, professora voluntária de religião e agente ativa da Igreja Católica.
Além de sua carreira pública, Zenir também trabalhou na Corregedoria-Geral da Justiça e se tornou referência pelo seu exemplo de ética, dedicação e serviço à comunidade Ampereense.














