Ouça Ao Vivo

31 de julho de 2025 12:16

Carregando...

Vendas do varejo paranaense em setembro superam 2019

às
Julio Cesar Alves

O comércio paranaense deu mais um sinal de retomada. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que as vendas do mês de setembro foram 1,38% superiores em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2019, houve alta de 2,31%, indicando que as vendas foram maiores este ano.

Desde o início da pandemia, é o primeiro mês que ultrapassa o faturamento registrado no mesmo do ano anterior, impulsionado pelos setores de materiais de construção (20,13%), autopeças (13,76%), supermercados (8,23%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (6,41%).

No acumulado de janeiro a setembro, porém, o varejo paranaense teve redução de 6,92%, sobretudo as lojas de vestuário e tecidos (-39,28%) e calçados (-38,36%). Por outro lado, há segmentos que acumulam ganhos, tais como os supermercados (6,25%), móveis, decorações e utilidades domésticas (5,87%), farmácias (1,35%) e autopeças (1,13%).

Setembro foi positivo para o comércio da região Oeste, com elevação de 8,13% ante agosto, bem como Londrina, com 4,86%, e o Sudoeste, com 0,44%. Já na comparação com setembro do ano passado, com exceção de Maringá, todas as regiões também venderam mais: Oeste (11,91%), Londrina (7,08%), Ponta Grossa (6,07%), Sudoeste (1,82%) e Curitiba e Região Metropolitana (0,11%).

Apesar do bom desempenho de setembro, as vendas do varejo acumulam perdas em todas as regiões pesquisadas. A queda mais expressiva ocorreu em Maringá, com redução de 15,95%.Vendas do varejo paranaense em setembro superam 2019.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Policial
Policial
Geral
Geral
Regional
Pinhal de São Bento
Esporte

Em Alta

Policial
Pinhal de São Bento
Policial
Regional
Esporte
Policial
Geral
Geral
Geral