UPA 24 horas em Francisco Beltrão atinge a capacidade máxima

A informação de que a UPA 24 horas em Francisco Beltrão atingiu a sua capacidade máxima foi confirmada pelo prefeito Cléber Fontana após contato com a reportagem da Rádio Onda Sul na manhã deste domingo (23). Atualmente a unidade está sendo utilizada como referência para atendimento de casos relacionados á Covid-19, tanto para a realização de exames, quanto para internamentos e tratamento de infectados.

A partir de agora com a capacidade máxima atingida, qualquer emergência atendida por socorristas do SAMU ou Bombeiros deverá ser encaminhada para o Hospital São Francisco ou Hospital Regional do Sudoeste. Esta medida vale para atendimentos de traumas, ou seja, pessoas acidentadas ou com qualquer tipo de ferimento que necessite de atendimento emergencial. O Centro de Saúde da Cidade Norte também receberá estes atendimentos até que a situação seja normalizada.

Segundo o prefeito Cléber Fontana, quatro médicos estão dando plantão na UPA 24 horas e recentemente foram adquiridos 10 mil testes rápidos para Covid-19 com o objetivo de identificar os positivados para isolá-los. Cléber também comentou que o momento atual remete-se à crise de março onde o sistema de saúde da região e do estado entrou em colapso devido ao aumento expressivo de casos de coronavírus atrelado à ocupação máxima dos leitos dos hospitais.

O perfil atual dos pacientes também mudou, já que a população idosa acima dos 60 anos já recebeu em sua grande maioria a segunda dose da vacina e atualmente pessoas mais jovens estão ocupando os leitos de UTI, e consequentemente permanecem mais tempo internados, levando o sistema de saúde ao limite de atendimento.

Fonte e foto: Portal RBJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *