Ouça Ao Vivo

31 de dezembro de 2025 09:37

Carregando...

UFFS sedia primeira edição do Circuito Sudoeste de Robótica com participação de escolas da região

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

O Auditório do Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi palco, na última sexta-feira (5), de uma competição que demonstrou a capacidade de inovação, de criatividade e do aprendizado prático: o Circuito Sudoeste de Robótica 2025. Com um saldo de 21 equipes e 66 participantes entre estudantes e professores, a primeira edição do evento consolidou-se como um importante espaço para o aprimoramento de projetos tecnológicos desenvolvidos nas escolas da região Sudoeste.

O sucesso do Circuito foi fruto de uma importante parceria entre a UFFS – Campus Realeza e Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Dois Vizinhos e de Francisco Beltrão, Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Capanema e UTFPR – Campus Francisco Beltrão. “A robótica educacional é uma área que envolve o estudo de programação com uso de tecnologias diversas para a construção de projetos inteligentes e de robôs que podem realizar alguma tarefa. Nos últimos anos as escolas do estado do Paraná vem recebendo bastante incentivos para a promoção da robótica educacional nos currículos da educação básica. O objetivo deste evento foi motivar e contribuir para elevar ainda mais o nível dos projetos de robótica nas escolas”, destacou o professor do curso de Física da UFFS, Tobias Heimfarth, um dos integrantes da organização.

A competição contou com as modalidades de participação: Robô Seguidor de Linha (um tipo de robô totalmente autônomo, construído para percorrer sozinho um trajeto de linha no menor tempo possível. A corrida é de precisão, programação e velocidade); e Robô Sumô Controlado (dois robôs se enfrentam em uma arena circular. O objetivo é empurrar o adversário para fora do ringue usando controle remoto. A disputa exige estratégia, controle e equilíbrio). Confira os vencedores:

Categoria Seguidor de Linha: Equipe As Valentes, da Escola Estadual Cristo Redentor, de Nova Prata do Iguaçu.

Categoria Sumô: Equipe São Cristóvão Robotics, do Colégio Estadual São Cristóvão, de Capanema.

Além dos campeões, participaram alunos e professores de 10 escolas das cidades de Salto do Lontra, Capanema, Realeza, Barracão, Planalto e Dois Vizinhos, mostrando o alcance da iniciativa inédita para a região. “Enxergamos na robótica uma porta de entrada para engajar os estudantes no ensino básico, despertando sua curiosidade, criatividade e capacidade de resolver problemas. Por se tratar de um evento piloto, a quantidade de participantes superou as expectativas”, avaliou Tobias.

UFFS também incentiva a robótica
Por trás da competição que movimentou o Campus Realeza, está um projeto de extensão da UFFS voltado à robótica educacional, coordenado pelo professor Eduardo Almeida. A iniciativa, que surgiu de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Realeza, começou com formações sobre jogos digitais para professores e, ao longo dos anos, evoluiu para incluir a robótica como foco principal.

“Nossa ideia sempre foi atuar na formação de professores, incentivando o uso da tecnologia em sala de aula”, explica o professor Eduardo. Em 2025, o projeto concentrou-se especialmente na robótica, realizando formações com professoras da rede municipal e com a participação de um bolsista que atuou diretamente nas escolas, desenvolvendo atividades práticas com os estudantes.

A partir da colaboração com os Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, o projeto passou a atender também alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da rede estadual. “O papel da UFFS é justamente esse: incentivar, motivar e oferecer suporte para que essas práticas se desenvolvam. Para 2026, o projeto já foi aprovado com o nome “Robótica Educacional para o Ensino Básico” e deve incluir, oficialmente, a realização da competição e novas formações para professores”, destaca Eduardo.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Esporte
Pinhal de São Bento
Regional
Esporte
Geral
Geral
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Policial
Policial
Regional