Ouça Ao Vivo

1 de dezembro de 2025 09:56

Carregando...

UFFS inicia obra do Centro de Referência que vai impulsionar qualidade e segurança dos alimentos na região Sudoeste do PR

01/12/2025
às09:30
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza deu início a uma obra de grande impacto para a região Sudoeste do Paraná: a construção do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos da Agricultura Familiar (CRCQA). O empreendimento faz parte do PAC das Universidades Federais e representa um marco para o fortalecimento da produção local, além de disponibilizar, quando concluído, diferentes serviços de análises para certificar alimentos.

O Centro contará com uma estrutura de mais de 1.350 m² de área construída, abrigando oito laboratórios especializados, incluindo os de Microscopia, Resíduos e Efluentes, Microbiologia, Análises Sensoriais e Pesquisa e Desenvolvimento de Alimentos. A estrutura possibilitará atender produtores da agricultura familiar, ofertando serviços de análises para certificar alimentos, potencializando a comercialização e a diversificação da produção na região.

A estrutura é inédita para a região e a primeira a ser instalada no interior do país, conforme destacou o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antonio Beal. “A implantação do Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos representa um avanço histórico para a nossa região. Trata-se de uma estrutura inédita no interior do país, pensada especialmente para fortalecer a agricultura familiar, que é a base econômica e social do Sudoeste do Paraná. Nosso compromisso é oferecer condições para que os produtores tenham acesso a análises de qualidade, tecnologias adequadas e orientações que elevem o padrão de segurança dos alimentos. Com esse centro, a UFFS reafirma seu papel como universidade pública comprometida com o desenvolvimento regional, com a inovação e com a construção de oportunidades que transformem a realidade das comunidades rurais.”

As análises realizadas no CRCQA permitirão identificar a composição e os possíveis contaminantes presentes nos alimentos fabricados pela agricultura familiar, facilitando a rotulagem de produtos e a adequação de processos produtivos. Outro objetivo é promover o desenvolvimento de novos produtos, prestar assessoria, consultoria e cursos sobre boas práticas de fabricação de alimentos, realizar análises de perigos e pontos críticos de controle e incentivar a produção orgânica e sustentável. Segundo os coordenadores do projeto, o CRCQA deve contribuir significativamente para agregar valor à produção da agricultura familiar e garantir ao consumidor alimentos mais saudáveis, seguros e com informações nutricionais precisas.

Além de fomentar o desenvolvimento regional, a obra é um exemplo de eficiência na aplicação de recursos públicos. De acordo com o coordenador administrativo do Campus Realeza, Edson Santolin, o processo licitatório, que utilizou o critério de maior desconto, resultou em uma economia de R$ 1.367.399,98 em relação ao valor estimado inicial de R$ 9 milhões. “Encaminhamos ao Ministério da Educação um pedido para que o recurso economizado possa ser utilizado na construção da Casa de Apoio ao Estudante. No momento, estamos aguardando o parecer do Comitê do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), responsável por autorizar o uso desses valores. Caso a autorização seja concedida, o Campus Realeza contará com duas obras estratégicas financiadas com recursos do PAC, ampliando ainda mais os benefícios estruturais destinados à comunidade acadêmica”, detalhou.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Notícia
Geral
Esporte
Ampére
Policial
Regional
Regional

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada