Ouça Ao Vivo

5 de fevereiro de 2025 09:23

Carregando...

UFFS encerra formação com professores brasileiros e argentinos

às
Julio Cesar Alves

Terça-feira, 1º, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Realeza, promoveu um evento on-line que marcou o encerramento das atividades do projeto de extensão destinado à formação de professores que atuam no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira.

A palestra “A educação necessária para um mundo sem pandemia”, proferida pela socióloga Helena Singer, também contou com a participação de professores e acadêmicos que atuam no Programa Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFFS.

O Curso Escola Intercultural de Fronteira – Currículo Base do Território Catarinense e Temas Contemporâneos contou com a participação de, aproximadamente, 40 professores das escolas estaduais Governador Irineu Bornhausen e Theodureto de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e da Escuela Frontera N° 604, de Bernardo de Irigoyen, localizada na Província de Misiones, na Argentina.

A formação foi ministrada por professores da UFFS dos campi Realeza e Chapecó.

O curso foi composto por oito módulos, todos ministrados remotamente, abordando aspectos sobre: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Educação Integral e Educação Financeira; Multiculturalismo e Direitos Humanos; Saúde e Interculturalidade; e Meio Ambiente e Arte na Fronteira.

“Foi uma capacitação que não se restringiu aos aspectos tecnológicos, mas ligados aos princípios da formação integral. Entramos entusiasmados e encerramos essa etapa com uma base teórico-prática enorme, trazendo um diferencial qualitativo para o processo ensino-aprendizagem de nossos estudantes”, comentou a professora Zelandia Cecconi, em nome dos participantes do curso.

Os participantes da formação apresentaram planos de ação didática, traçando estratégias de ensino, propostas metodológicas, experiências práticas e aperfeiçoamento de materiais didáticos.

“Avaliamos de forma positiva todo o processo do curso, que, para além dos temas contemplados, aproximou professores da educação básica e professores do ensino superior, colaborando com ambas as realidades de docência nesse momento histórico peculiar que estamos vivendo. O desafio de repensar as práticas pedagógicas desestabilizou os docentes de todos os níveis do ensino e isso, de certa forma, nos unificou e fortaleceu, pois foi necessário reinventar nossas ações e estratégias de forma coletiva”, disseram os coordenadores do projeto, professora Ana Carolina Teixeira Pinto (Campus Realeza) e professor Elsio José Corá (Campus Chapecó).

Palestra
A palestra “A educação necessária para um mundo sem pandemia”, com a socióloga Helena Singer, foi transmitida pelo canal do Practice UFFS no YouTube, onde está disponível, e também marcou uma das últimas conferências de formação do Pibid e Residência Pedagógica.

Durante a palestra, a socióloga apresentou pesquisas recentes sobre novas práticas de aprendizagem na pandemia, a participação da família na educação e questionamentos sobre uma visão reducionista do papel escolar, limitado ao aspecto disciplinar e instrucional.

Fonte: Assessoria

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Policial
Policial
Regional
Geral
Geral
Esporte
Ampére

Em Alta

Policial
Ampére
Policial
Esporte
Ampére
Regional
Geral
Esporte
Geral