Ouça Ao Vivo

28 de novembro de 2025 18:19

Carregando...

Tornado causa cinco mortes em Rio Bonito do Iguaçu

08/11/2025
às00:28
Julio Cesar Alves
Foto: Reprodução Redes Sociais

A população de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, não vai esquecer o dia 7 de novembro de 2025. Um tornado atingiu o município, provocando destruição em boa parte do perímetro urbano. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, o fenômeno provocou cinco mortes e pelo menos 130 pessoas feridas.

Entre os feridos, 30 tiveram ferimentos graves e mais de 100 apresentaram lesões leves. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região. O município, que tem cerca de 14 mil habitantes, ficou parcialmente sem energia elétrica e comunicação após a passagem do tornado.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou o episódio climático. De forma preliminar, meteorologistas estimam que os ventos variaram entre 180 e 250 km/h, mas há suspeita de que tenham ultrapassado essa velocidade em alguns pontos.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou ao g1 que o número de vítimas pode aumentar, já que as equipes continuam os trabalhos de busca e resgate.

O Governo do Paraná mandou 50 bombeiros e diversas ambulâncias. O Estado também colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais na cidade e nas proximidades (Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro, Candói e outros distritos).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou uma reunião de emergência na noite desta sexta-feira no Quartel Central do Corpo de Bombeiros com o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Ele também participou de uma videoconferência com bombeiros, policiais, representantes da Defesa Civil das regiões mais afetadas e meteorologistas do Simepar para entender a dimensão dos estragos.

“O Paraná foi afetado por ventos muito fortes e um tornado de nível 3. Nós montamos uma força-tarefa para dar todo o apoio necessário para resgate de vítimas e atendimento de saúde. Vamos atender de maneira emergencial todos que precisarem de ajuda”, disse Ratinho Junior. “E a partir deste sábado já vamos fazer o levantamento necessário para ajudar a cidade e toda a região na reconstrução”.

“Nosso trabalho agora está focado na localização e salvamento das vítimas, vamos passar a madrugada com esse foco, e também na triagem e atendimento hospitalar, assim como policiamento”, afirmou o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Até meados deste sábado vamos ter um cenário mais factível de desabrigados e desalojados para ajudar melhor as pessoas”.

copy_69DBB3E0-F590-438B-8114-1C4DB3608B84

Vídeos: Reprodução Redes Sociais

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Regional
Policial
Regional
Geral
Geral
Geral
Regional

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada