Ouça Ao Vivo

8 de novembro de 2025 03:35

Carregando...

Tornado causa cinco mortes em Rio Bonito do Iguaçu

08/11/2025
às00:28
Julio Cesar Alves
Foto: Reprodução Redes Sociais

A população de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, não vai esquecer o dia 7 de novembro de 2025. Um tornado atingiu o município, provocando destruição em boa parte do perímetro urbano. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, o fenômeno provocou cinco mortes e pelo menos 130 pessoas feridas.

Entre os feridos, 30 tiveram ferimentos graves e mais de 100 apresentaram lesões leves. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região. O município, que tem cerca de 14 mil habitantes, ficou parcialmente sem energia elétrica e comunicação após a passagem do tornado.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou o episódio climático. De forma preliminar, meteorologistas estimam que os ventos variaram entre 180 e 250 km/h, mas há suspeita de que tenham ultrapassado essa velocidade em alguns pontos.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou ao g1 que o número de vítimas pode aumentar, já que as equipes continuam os trabalhos de busca e resgate.

O Governo do Paraná mandou 50 bombeiros e diversas ambulâncias. O Estado também colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais na cidade e nas proximidades (Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro, Candói e outros distritos).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou uma reunião de emergência na noite desta sexta-feira no Quartel Central do Corpo de Bombeiros com o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Ele também participou de uma videoconferência com bombeiros, policiais, representantes da Defesa Civil das regiões mais afetadas e meteorologistas do Simepar para entender a dimensão dos estragos.

“O Paraná foi afetado por ventos muito fortes e um tornado de nível 3. Nós montamos uma força-tarefa para dar todo o apoio necessário para resgate de vítimas e atendimento de saúde. Vamos atender de maneira emergencial todos que precisarem de ajuda”, disse Ratinho Junior. “E a partir deste sábado já vamos fazer o levantamento necessário para ajudar a cidade e toda a região na reconstrução”.

“Nosso trabalho agora está focado na localização e salvamento das vítimas, vamos passar a madrugada com esse foco, e também na triagem e atendimento hospitalar, assim como policiamento”, afirmou o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Até meados deste sábado vamos ter um cenário mais factível de desabrigados e desalojados para ajudar melhor as pessoas”.

copy_69DBB3E0-F590-438B-8114-1C4DB3608B84

Vídeos: Reprodução Redes Sociais

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Policial
Policial
Geral
Geral
Ampére
Pinhal de São Bento
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Regional
Geral