Ouça Ao Vivo

1 de agosto de 2025 12:04

Carregando...

Seminário Amsop/Ciedepar aborda Fundeb e transporte escolar

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e o Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar) reuniram 180 participantes, entre secretários municipais e técnicos das secretarias de Educação, para debater temas importantes como, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o transporte escolar e o piso da educação. O seminário técnico, realizado nesta quinta-feira, 20/02, teve como objetivo principal esclarecer dúvidas e alinhar estratégias para aprimorar a gestão educacional nos 42 municípios da região.

Inicialmente, o presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto, destacou a importância do evento para auxiliar os novos gestores municipais na atualização de dados e no acesso aos recursos do Fundeb. “É fundamental que os municípios forneçam informações precisas e mantenham seus sistemas atualizados junto ao Ministério da Educação para garantir a liberação dos recursos”, enfatizou Cuccolotto.

Em seguida, o debate se concentrou nos desafios do transporte escolar, com o presidente da Amsop reiterando que os municípios arcam com a maior parte das despesas, mesmo no transporte de alunos da rede estadual. “Vamos reivindicar aos governos estadual e federal um aumento na participação dos recursos para o transporte escolar”, concluiu o presidente.

Ademais, o presidente da Comissão de Educação da Amsop e prefeito de Salgado Filho, Volmar Duarte, ressaltou a importância da gestão financeira na educação municipal, que agora permite aos secretários, diretores e prefeitos gerir e responder pelos recursos, nos mesmos moldes do que já ocorre com a Saúde e a Assistência Social. “Nosso objetivo é fortalecer a gestão educacional nos municípios e alavancar os recursos para elevar os índices na Educação”, destacou Duarte.

Outro ponto relevante foi a discussão sobre o Piso Nacional da Educação. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, defendeu a importância da discussão do tema, enfatizando que a AMP tem recomendado aos prefeitos que não apliquem este piso, por considerá-lo inconstitucional.

Finalmente, o secretário executivo do Ciedepar, Jacir Bombanato Machado, apresentou detalhes sobre os novos indicadores do Fundeb, como o Valor Anual por Aluno (VAAF), o Valor Aluno Ano Total (VAAT) e o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), que serão utilizados para calcular a complementação da União aos fundos municipais.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Policial
Geral
Regional
Regional
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Regional
Geral
Policial
Esporte
Geral
Regional
Policial