Ouça Ao Vivo

12 de dezembro de 2025 09:58

Carregando...

Segurança pública do Paraná ganha reforço de 555 novos policiais civis

12/12/2025
às08:29
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) celebrou na noite desta quinta-feira (11) a formatura de 555 novos integrantes para seu quadro de servidores. Em evento realizado no Teatro Positivo, em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, 442 agentes de polícia judiciária, 36 papiloscopistas e 77 delegados finalizaram oficialmente o Curso de Formação Técnico Profissional na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), que teve duração de 18 semanas. Esse grupo, que fez parte da maior contratação da história da PCPR, anunciada em agosto, agora passa a reforçar as unidades da instituição em todo o Estado.

“É um dia de vitória para os formandos e familiares, mas também para todos os paranaenses. Para chegar a esse bom momento da segurança pública, tivemos muito trabalho e muitos enfrentamentos, mas conseguimos organizar as carreiras, triplicar os investimentos e hoje contamos com a melhor segurança pública do Brasil, fruto do trabalho incansável de milhares de policiais civis, militares e todas as demais forças de segurança”, disse o governador.

Ele também descreveu o processo de reestruturação da Polícia Civil. Um dos desafios foi a retirada de cerca de 14 mil presos que estavam em delegacias, prejudicando a atuação dos policiais civis, que deixavam de cumprir suas funções para cuidar das cadeias. Ratinho Junior disse que foram construídos 10 presídios em dois anos e que a Polícia Penal foi criada justamente com a finalidade de gerenciar esses presos, liberando policiais civis para novas investigações.

“Nós também reestruturamos a carreira, fizemos a maior contratação da história e temos delegados e equipes em todas as comarcas conduzindo operações, investigações e auxiliando a população. Hoje quem cresce na carreira da polícia, cresce por mérito, talento e dedicação. A Polícia Civil do Paraná se transformou numa referência para o Brasil”, disse. “Meu pedido é que vocês mantenham esse bom padrão da Polícia Civil, deem sequência nisso que foi construído com muita luta, combatendo muitos vícios que existiam no passado. E que possam elevar ainda mais o nível com o passar dos anos”.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o impacto desse grande reforço de mão de obra é imediato, continuando o objetivo de valorizar a Polícia Civil. “Antes nós tínhamos comarca sem delegado de polícia, onde faltavam também policiais civis. Hoje para toda ocorrência em que seja necessário uma melhor apuração, coleta de vestígios, nós temos pessoas preparadas. Isso melhora muito na elucidação de crimes, área em que o Estado já é referência nacional com índice de 97%”, comentou.

“A primeira formatura que participei como secretário de Segurança foi da Polícia Civil. Com essa contratação, já se somam mais de 1.600 policiais civis convocados pelo governo Ratinho Junior, isso vem a complementar toda a política de segurança pública que ele adotou durante a gestão”, disse. “Fico feliz pela reformulação da Polícia Civil e da segurança como um todo e honrado de participar desse momento”.

Riad Braga Farhat, delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Paraná, disse que a chegada dos novos colegas reforça os quadros nas cidades. “Para a nossa instituição será maravilhoso, bem como para a população do Paraná, porque eles foram muito bem treinados, estão muito animados com essa nomeação e em começar a trabalhar”, disse. “Isso vai dar muito retorno em número de investigações, em número de prisões. Um valor incalculável”.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Geral
Geral
Geral
Geral
Geral

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada