Ouça Ao Vivo

8 de outubro de 2024 02:04

Carregando...

Secretário confirma tendência de alta de Covid e garante que eleições não definem medidas restritivas

às
Julio Cesar Alves
4

Diante de uma alta expressiva nos casos de coronavírus, números que se consolidaram nos últimos três dias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) voltou a reforçar o alerta para que todos os paranaenses mantenham as medidas sanitárias que evitam a propagação da doença. Segundo os boletins do órgão, de segunda a quarta-feira (11) o estado confirmou 4.344 casos e 113 mortes pela doença. Em entrevista à Banda B, o secretário Beto Preto lembrou que o momento não é de relaxar.

“Vínhamos com números decrescentes, estávamos descendo na curva, mas nas últimas três semanas os números começaram a apontar para cima, o que se revelou verdadeiro nas últimas 72 horas, com a ampliação de novos casos de óbitos. Independente de estarmos entrando nas temperaturas mais altas do verão, o vírus continua em transmissão comunitária e, se não tomarmos cuidado, vamos acabar sendo atingidos”, explicou o secretário.

O Governo do Estado estima que 1,2 milhão de pessoas já tiveram algum tipo de contato, mas Beto Preto destaca que 10 milhões ainda não, o que mostra a necessidade de cuidados por todos.

Para a Sesa, alguns fatores explicam o crescimento de casos no momento: o feriado de 12 de outubro, o feriado de Finados e a campanha eleitoral, que provoca reuniões e aglomerações, mesmo que menores em tempos sem pandemia.

Eleições
Apesar de citar a campanha eleitoral como uma das causas de aumento de casos, Beto Preto elogiou o preparo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o próximo domingo (15). “É um planejamento rígido, sério e tudo foi muito bem articulado. As pessoas devem votar, já que a eleição do prefeito, vice-prefeito e vereador decide o futuro da cidade. Talvez seja o exercício mais próximo da população. Então quero pedir que as pessoas votem, mas com segurança. Com máscara, evitando tocar superfície, levando a própria caneta e mantendo o distanciamento social”, disse.

Entre as principais medidas recomendadas para as eleições, está o distanciamento de 1,5 metro nas filas dos colégios eleitorais.

Ainda relacionando pandemia e eleições, a reportagem da Banda B questionou o secretário sobre posts publicados em redes sociais sobre novas medidas restritivas. Beto Preto não negou que algo pode ocorrer, mas garantiu que qualquer decisão tem como base critérios técnicos. “Hoje é muito mais difícil tomar medidas restritivas, já que estamos há oito meses em pandemia, mas não há relação com eleição. Se for necessário, vamos tomar, vamos orientar”, garantiu.

Fonte: Portal Banda B

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Anuncie Aqui

1280x350

Veja também

Ampére
Regional
Ampére
Regional
Ampére
Regional
Geral
Geral

Anuncie Aqui

1280x350

Anuncie Aqui

920x500

Em Alta

Ampére
Regional
Ampére
Regional
Regional
Ampére