Saúde distribui 79,3 mil vacinas contra a Covid-19 e reforça imunização neste fim de ano

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu 79.326 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (29). Os imunizantes da Pfizer/BioNTech são destinados à primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose de reforço (DR).

O envio tem por objetivo reforçar a imunização contra a doença no Paraná neste fim de ano. “Precisamos continuar vacinando. A pandemia não acabou e, se as pessoas deixarem de se imunizar, poderemos sofrer com a circulação de novas variantes, inclusive a Ômicron, que ainda não foi diagnosticada no Estado”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os imunizantes foram retirados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (29) pelas Regionais de Saúde que sinalizaram a necessidade de mais doses.

A Sesa tem feito o envio de maneira fracionada mediante demanda dos municípios, considerando que as doses possuem menos tempo de validade após o descongelamento – no Cemepar as vacinas são mantidas em temperatura de -80º, o que aumenta o prazo para utilização.

“Nenhum paranaense ficará sem vacina por falta de doses. Os municípios que solicitarem serão atendidos dentro da sua capacidade de aplicação para reduzirmos ainda mais o risco de perda de doses”, ressaltou Beto Preto.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *