Ouça Ao Vivo

8 de janeiro de 2025 13:18

Carregando...

Saúde digital avança no Paraná em 2024 com novas plataformas de gestão de informações

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

Tecnologia para uma vida melhor foi uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 2024, fechando o ano com novas plataformas que auxiliam na gestão das informações para aprimorar o atendimento aos cidadãos pelo SUS. A saúde digital abrange o uso de sistemas de registros médicos eletrônicos, telessaúde e plataformas digitais que gerenciam dados e informações da saúde.

Essas iniciativas promovem a inovação, a integração e a inteligência artificial para apoiar a tomada de decisões clínicas e de gestão, refletindo em um atendimento mais eficiente e de qualidade à população.

Um dos principais avanços é a plataforma Paraná Saúde Digital, que está em operação desde junho de 2024. Com 100% de financiamento do Governo do Estado, a ferramenta demonstra todos os dados da Atenção Primária, prestada nos municípios, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento ultrapassa R$ 13 milhões.

Essa nova plataforma de inteligência artificial, embora já esteja em operação, vai incluir ainda outras áreas como, por exemplo, a Gestão e Regulação de Leitos. Além de informações dos sistemas próprios do Estado, ela reúne dados de prontuários eletrônicos dos municípios e sistemas do Ministério da Saúde.

“A transformação digital da saúde modificará a forma de inserção de dados, análise e painéis ilustrativos, trazendo um cenário mais próximo da realidade de cada município. Essa mudança é necessária e o Paraná avança nesse sentido”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Em 2024 tivemos muitas mudanças e continuaremos a investir nessa expansão, pois são importantes ferramentas para a tomada de decisões”.

TELESSAÚDE – Em 2024, o Núcleo de Telessaúde do Paraná, vinculado à Sesa, oportunizou o acesso a exames de telediagnóstico, aumentando a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. A estratégia de telediagnóstico, iniciada em 2021 com foco na dermatologia e no eletrocardiograma (ECG), continua a se expandir pelo Estado e a gerar resultados significativos no cuidado aos paranaenses.

O telediagnóstico é o diagnóstico a distância, no qual os exames são transmitidos por meio da internet para um médico especialista emitir um laudo. O objetivo é dar uma resposta mais rápida aos usuários.

No eletrocardiograma, a grande vantagem do sistema é a rapidez desta entrega. Para os casos de exames realizados como rotina, o diagnóstico é fornecido em até duas horas pelos cardiologistas, enquanto os casos de urgência têm uma resposta quase imediata, com o laudo emitido em até 10 minutos. Isso tem sido crucial para a detecção precoce de condições cardíacas graves, permitindo um tratamento rápido e eficaz.

Desde 2022, início da oferta do Telediagnóstico em Eletrocardiograma (Tele-ECG), já foram realizados mais de 90 mil laudos, sendo 40.794 somente em 2024. Neste ano, 59 novos locais de atendimento nos municípios (unidades de saúde, ambulatórios, hospitais e pronto atendimento) implementaram a ferramenta, totalizando agora 96. Na dermatologia, já foram emitidos mais de 3.700 laudos desde 2022. Em 2024, 22 novos municípios aderiram à estratégia.

Para 2025 está prevista uma nova fase de expansão do Tele-ECG. Esse processo é baseado na manifestação de interesse dos gestores municipais, na análise das condições locais de infraestrutura e equipamentos, e nos dados dos sistemas de informação de saúde.

Willian Mol de Souza, coordenador do Centro de Gestão da Informação da Sesa, ressalta que a saúde digital auxilia no aprimoramento dos serviços de saúde.

“O uso de plataformas de tecnologia e o auxílio da inteligência artificial resultam em decisões mais rápidas e eficazes. A expansão que o Estado está realizando nesse setor permite otimizar a gestão e melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, impulsionando a construção de um sistema de saúde mais eficiente e equitativo”, afirma.

Fonte: AEN

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Geral
Geral
Policial
Geral
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Policial