Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Saúde confirma dois pacientes com H3N2 e Covid-19 simultâneos em Dois Vizinhos

A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos recebeu na manhã desta quinta-feira (06) a confirmação de dois casos cumulativos de Covid-19 com H3N2, casos que estão sendo chamados de Flurona. De acordo com informações, os exames foram realizados por um laboratório particular da cidade e positivaram para ambas as doenças, sendo encaminhadas as confirmações diretamente para o departamento epidemiológico municipal que adotará as medidas necessárias. São os primeiros casos de H3N2 em Dois Vizinhos.

Os pacientes, um homem e uma mulher, estão com quadro de saúde estável, isolados em casa e apresentando apenas sintomas gripais leves, como dor de cabeça. A Secretaria Municipal de Saúde já fez os primeiros contatos com os pacientes.

“Um dos pacientes recebeu visita de parentes de fora e a outra não recebeu ninguém e nem viajou nos últimos dias, o que indica que um é autóctone e um importado. Os dois pacientes estão bem, eles não apresentaram sintomas gripais fortes, estão sem risco. Estamos monitorando e orientando sobre os cuidados que eles precisam tomar dentro de dez dias”, disse a secretária de saúde, Claudete Meurer.

“Com relação a vacina da Influenza, desde abril estamos em campanha com adesão muito baixa. A gente ainda tem nas unidades de saúde as doses, quem quiser pode procurar os postos de saúde que todas têm. A questão do Covid, só ontem tivemos 12 casos positivos e hoje mandamos para o Laboratório Central do Estado (LACEN) mais 20 amostras, então está aumentando os casos realmente e estamos preocupados. É preciso se vacinar, quem precisa de primeira, segunda ou terceira dose contra Covid procure os locais de vacinação”, disse Claudete.

A Rádio Educadora conversou também com o farmacêutico Felipe Techy, do laboratório Lablife. “Começamos a trabalhar com esse painel respiratório por biologia molecular que a gente faz a detecção de 24 antígenos, entre eles, seis variantes do Covid-19, influenza A, H1N1, H3N2, enfim, vários patógenos. Por que? O pessoal estava com muito sintomas, testava Covid e não era Covid, testava H1N1 e não era H1N1 e disponibilizamos esse teste com velocidade ultrarrápida para saber dessas situações. Aí acabamos observando esses dois casos de Covid e H3N2 e já notificamos para a saúde esses dois casos confirmados. A gente precisa entender a incidência agora”, disse.

PARANÁ

No boletim divulgado na quarta-feira (05), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 113 novos casos e mais três óbitos causados pela H3N2. Com isso, o Paraná soma 375 casos e quatro mortes pela doença, que é considerada um tipo do vírus Influenza A.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alertou sobre as medidas para evitar a contaminação. “Ainda temos vacina contra a gripe em muitos muncípios e quero convocar vocês também para tomar essa vacina da gripe. Mesmo que seja do inverno de 2021, ela tem validade importante e conto com vocês para continuarmos o combate contra a gripe, a influenza. Em relação ao coronavírus, estamos trabalhando muito e contamos com o apoio de todos os paranaenses”, conclui.

Fonte: Portal Educadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *