Ouça Ao Vivo

10 de setembro de 2025 08:24

Carregando...

São Jorge D’Oeste é o primeiro município da região com mapa turístico digital

às
Julio Cesar Alves

O turismo na região Sudoeste se propaga em vários setores. Os municípios conveniados com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) fazem as ações acontecerem utilizando ferramentas que proporcionem a otimização nas divulgações. São Jorge d’Oeste saiu na frente.

Com potencial fortemente turístico, por estar entre os Rios Iguaçu – Lagos do Iguaçu e Rio Chopim – corredeiras das águas, a pasta atribuída à Secretária de Desenvolvimento e Turismo, que tem à frente Marizete Debortoli Rupp, salienta que 2022 será o ano das realizações no município. “Temos uma administração que, desde o início, visualizou o turismo como fator de desenvolvimento. Ela deu autonomia e suporte para que as ações acontecessem.” A Secretaria passou pelo processo de organização com documentos e conselhos, pois a pasta é inovadora. Na sequência, esclarece a secretária, aconteceu a busca de empreendedores municipais e suas ramificações. Destes empreendimentos, além do Turismo Náutico e de Navegação, São Jorge D’Oeste é fortalecido no turismo rural, turismo de negócios, turismo religioso, turismo de aventuras com trilhas e cachoeiras. Em convênio com a IGRs Vales do Iguaçu, a rota religiosa do município também está elencada para os próximos meses.

Neste sentido, a iniciativa da administração é propagar com imediatismo e otimização, os pontos turísticos, para que possam ser conhecidos e visitados. Para contemplar esta divulgação, foi lançado, ontem, com a sala lotada de empreendedores, representantes de instituições bancárias, autoridades e parceiros, o Mapa Turístico Municipal de São Jorge D’Oeste. Com esta ferramenta, o turismo do município estará conectado com o mundo, enfatiza a prefeita Leila da Rocha (PSC). “Queremos tratar o nosso município com seu devido respeito, oportunizando nossos empreendedores a estarem no mercado do turismo e retomando a terra dos Lagos do Iguaçu como propagadora de lazer, terra de gente hospitaleira e que faz deste lugar abençoado por Deus, utilizando das belezas naturais um aporte turístico fortalecido e de sucesso. Pensamos grande, somos gigantes em ideias, logo mais teremos o centro de eventos servindo de suporte para tantos eventos que estão para acontecer.”

Nas palavras de Rogério Sidral, diretor da Agência de Desenvolvimento Regional, a regionalização turística faz do Sudoeste um polo de negócios.
“Estamos diante de um novo tempo, em que os municípios se unem para planejar o desenvolvimento regional através do turismo, são com estas iniciativas conveniadas que alavancamos a nossa potencialidade turística.”

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Esporte
Ampére
Ampére
Geral
Pinhal de São Bento
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Esporte
Ampére
Ampére
Geral
Policial