Ouça Ao Vivo

7 de julho de 2025 23:28

Carregando...

Safra de milho ainda pode ser boa na região

às
Julio Cesar Alves

A avaliação oficial, na área do Núcleo da Seab de Francisco Beltrão, é que a safra de milho 2020/2021 ainda poderá ser boa. Isso se o tempo normalizar as chuvas de ora em diante e compensar as perdas do plantio do cedo.

Houve quebra estimada em 20% nas lavouras de milho para grão plantadas em agosto e setembro. Mas representa menos da metade dos 16.750 hectares. Cerca de 20% está em fase de pendoamento, agora beneficiado com o tempo chuvoso deste início de janeiro; outra parte ainda na fase de frutificação.

Maior cultivo
A maior parte do milho para produção de grão será plantada na safrinha. A estimativa é de 80 hectares, pode aumentar, segundo informa o técnico Antoninho Fontanella, da Seab. A produtividade do milho, na região, é de 9,5 a 10,5 mil quilos e nesta safra, mesmo com a quebra provocada pela seca, ainda poderá ficar em torno de nove mil quilos.

Incluindo safra normal e safrinha, esses 96.750 hectares poderão produzir 650 mil toneladas, informa Antoninho. Pode parecer muito, mas representam menos da metade do milho consumido na região, em criações de aves, suínos e bovinos.

70 hectares para silagem
A região já plantou bem mais milho, que depois foi perdendo terreno para a soja. Nesta safra a área total de milho poderá ultrapassar 160 mil hectares. Mas 70 mil são para a silagem que alimenta o gado de leite.

Os primeiros cerca de 34 mil hectares de milho silagem já estão sendo colhidos, com produção razoável, e outros 36 mil hectares ainda estão para serem plantados.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Reprodução internet

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Regional
Regional
Policial
Geral
Esporte
Esporte
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Esporte
Esporte
Geral
Regional
Ampére
Regional