Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Safra de maçã teve redução de 34% em Palmas

A safra de maçãs 2021/2022 teve redução de 34% em relação ao ano passada. Os produtores de Palmas retiraram dos pomares, 8,4 mil toneladas contra 12, 8 mil na safra passada. O motivo da queda: chuvas acima da média na florada e colheita e seca no período de crescimento do fruto.

Conforme o Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs (ABPM), Ivanir Dalanhol, a queda local segue a verificada nos demais pomares do sul do Brasil, que no passado ano passado colheu 1,2 milhões de toneladas contra 860 mil toneladas, atualmente.

Informou que as perdas foram ainda maiores na variedade Fuji, que no período de colheita entre abril e maio, enfrentou excesso de chuva e perdeu qualidade, sendo direcionada para o processamento industrial e com menor valor, se comparada aos frutos para consumo in natura.

“Com a variedade Gala tivemos ótimos resultados. Já a Fuji apresentou queda de até 50% no aproveitamento em alguns pomares”, disse ele. Citou seu exemplo que em um dos pomares, das 43 toneladas colheitas em um hectare, foi para a seleção e embalagem 21 toneladas. “O restante, parte foi para a indústria e o restante apodreceu pelo ecesso de chuva”, explicou.

Fonte e foto: Portal RBJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *