Rodovias do Sudoeste terão quatro balanças de fiscalização

O DER deve iniciar em breve a fiscalização com balanças veiculares nas principais rodovias estaduais paranaenses. A medida visa aumentar a segurança para condutores e diminuir os danos ao pavimento causados por veículos com excesso de carga.

Serão pesados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus, ficando de fora os veículos de passeio.

Na região Sudoeste, as balanças serão instaladas em Nova Prata do Iguaçu (PR-471), Chopinzinho (PR-281), Palmas (PRc-280) e Realeza (PR-182).

Os consórcios e empresas que irão administrar o serviço foram definidos em licitação, com resultado já homologado e objetos adjudicados. Após assinatura dos contratos e emissão das ordens de serviços, os primeiros meses serão dedicados à mobilização das empresas, com intervenções físicas nos pontos de fiscalização e treinamento e capacitação das equipes. As operações de pesagem terão início a partir do terceiro mês de contrato.

“O transporte de carga com peso excessivo resulta em trânsito mais lento que o previsto, desgastes para os veículos, e patologias no asfalto, todos fatores que aumentam a incidência de acidentes em nossas rodovias”, afirma o secretário de Infraestrutura do Paraná, Fernando Furiatti.

Fonte: Agência Estadual de Notícias – Foto: Jornal de Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *