Ouça Ao Vivo

30 de junho de 2025 15:54

Carregando...

Rodízio em Nova Prata do Iguaçu é suspenso após obra da Sanepar

às
Julio Cesar Alves

A conclusão das obras de captação e transbordo de água do Rio Cotegipe até o Rio Santa Cruz, em Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, levou a Sanepar a suspender nesta segunda-feira (14) o rodízio no fornecimento na cidade.

Concluída na semana passada, a captação emergencial está contribuindo com cerca de 900 mil litros de água por dia. Ela é transportada para a captação do Rio Santa Cruz e de lá segue para o processo de tratamento e distribuição. O Rio Cotegipe passou a ser responsável por 60% do abastecimento da cidade.

PARCERIA – O gerente regional da Sanepar Valdir Dalsente explica que foram implantados 720 metros de uma adutora de água com diâmetro de 160 milímetros. O investimento foi de R$ 120 mil. Para realizar as obras emergenciais de assentamento da tubulação, a Sanepar teve o apoio e parceria da Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu.

“O Rio Cotegipe passou a ser uma alternativa para fornecer água depois de o Rio Santa Cruz ter perdido quase toda vazão, sem conseguir recuperar com as últimas chuvas. Assim, a Sanepar com a parceria fundamental do município, conseguiu executar a obra e disponibilizar água em volume suficiente para atender a demanda atual”, explica Valdir.

O Rio Santa Cruz, até então, principal manancial de abastecimento da cidade, veio perdendo vazão ao longo da estiagem, chegando a reduzir em 70% o volume de água disponível para captação. Por esta razão, no fim de janeiro foi implantado o rodízio no abastecimento da cidade. Os dois rios e o poço produzem, juntos, 1,5 milhão de litros de água diariamente, volume suficiente para atender a demanda do município.

ECONOMIA – O Paraná e a Região Sudoeste vivem uma das piores estiagens dos últimos 90 anos, o que levou à redução do volume de rios, minas e poços em muitas cidades. A Sanepar alerta que a economia de água deve ser mantida.

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. Seu reuso pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Os maiores ladrões de água são os vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. É necessário fazer a verificação e manutenção periodicamente. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Policial
Regional
Policial
Geral
Geral
Geral
Geral

Em Alta

Policial
Regional
Geral
Geral
Policial
Geral
Geral
Esporte