Ouça Ao Vivo

15 de janeiro de 2026 12:52

Carregando...

Rádio Ampére: 47 anos de história, evolução e compromisso com a comunidade

às
Julio Cesar Alves
Foto: Jornalismo Ampére AM/Interativa FM

Prestes a migrar para o FM, a Rádio Ampére — carinhosamente conhecida como a rádio do nosso coração — comemora 47 anos de história. E em 2026, o presente vem em grande estilo: a emissora está finalizando o processo de migração do AM para o FM, na frequência 105.7. A nova torre de 60 metros está em fase final de construção, as antenas serão instaladas nos próximos dias e o estúdio receberá melhorias para acompanhar o novo momento.

A trajetória da Rádio Ampére começou em 1976, quando um grupo de empresários visionários decidiu lutar por uma emissora na cidade. No dia 2 de setembro daquele ano, nascia oficialmente a Rádio Ampére Ltda. O sonho ganhou força e, em 6 de março de 1977, o edital de liberação foi publicado no Diário Oficial da União. Após intensa dedicação, no dia 10 de novembro de 1978, a emissora iniciou suas transmissões em caráter experimental. Poucos meses depois, em 15 de janeiro de 1979, a rádio entrou oficialmente no ar, operando com 250 watts na frequência 1460 AM.

Os pioneiros — Nildo Deola, Romildo Bortoli, Germano Lazaretti, Valdomiro Parisotto, Nelson Parisotto, Pedro Santolin, Antonio Milani e Alci Fistarol — escreveram as primeiras páginas dessa história. Em 1981, Domingos Bertanholi, dono da Rádio Educadora de Francisco Beltrão, assumiu o controle da empresa, promovendo transformações significativas. No ano seguinte, o presidente João Figueiredo assinou o decreto que autorizou o aumento de potência para 1000 watts, um marco importante na expansão da cobertura.

Em 1984, Valdomiro Parisotto passou a comandar a emissora, mantendo o compromisso de fazer da Rádio Ampére uma referência em credibilidade e comunicação. Atualmente, a rádio pertence a Hélio Alves e família, Reinoldo Netz e família, e Iraci Luquini e família — nomes que seguem honrando o legado construído ao longo das décadas.

A emissora foi pioneira em muitas frentes. Em 1996, adquiriu sua unidade móvel, que ampliou o alcance e permitiu coberturas externas num raio de até 100 km. Em 1999, iniciou a construção da nova sede, no alto da Rua dos Andradas, no centro da cidade. Em 2005, todos os setores foram informatizados. Três anos depois, em 2008, veio o aumento de potência para 5 mil watts. Já em 2010, o grupo colocou no ar a Interativa FM e modernizou toda a estrutura física da sede.

Com o avanço tecnológico, a Rádio Ampére passou a atuar também nas multiplataformas, transmitindo áudio e vídeo, levando jornalismo, entretenimento e prestação de serviços a milhares de ouvintes.

Em 2018, a emissora modernizou suas transmissões externas com equipamento da empresa norte-americana Tieline. Em 2025, recebeu oficialmente a licença de migração para o FM, publicada em 15 de dezembro, coroando um novo capítulo dessa trajetória de sucesso.

Hoje, com 47 anos, a Rádio Ampére segue com o mesmo propósito que a originou: ser a voz da comunidade, a companhia diária dos ouvintes e a parceira de confiança do anunciantes e das instituições regionais.

A equipe de colaboradores, o apoio dos anunciantes e a fidelidade do público são a base da credibilidade construída ao longo de quase cinco décadas.

Rádio Ampére — 47 anos de história, compromisso com você. Agora, na contagem regressiva para o som do futuro: Ampére FM 105.7.

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Geral
Geral
Policial
Policial
Regional
Policial
Regional

Em Alta

Policial
Regional
Policial
Ampére
Policial
Policial
Policial
Policial
Geral