Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Queijo Colonial do Sudoeste pode virar Patrimônio Cultural do Estado

Conhecido como o “ouro branco”, o queijo colonial produzido no Sudoeste do Paraná poderá ser declarado como Patrimônio Cultural Estadual. O projeto de lei foi protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa pelo deputado Reichembach (PSD). “O queijo colonial sempre fez parte dos produtos originários desde a criação dos primeiros municípios do Sudoeste. A forma de produção, a criação do gado leiteiro e das pastagens próprias da região, fizeram com que o produto ganhasse características únicas e já renderam inúmeras premiações nacionais e internacionais, comprovando cada vez mais a qualidade do queijo produzido no Sudoeste e a dedicação dos produtores”, argumenta Reichembach.

A chefe do Núcleo Regional da Seab de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, conta que, caso o queijo colonial do Sudoeste seja reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado, será um passo a mais para a conquista do selo IG (Indicação Geográfica) junto ao Ministério da Agricultura, um registro conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, com identidade própria. “Será um grande avanço para o Sudoeste, teremos o produto mais valorizado no mercado, com ainda mais qualidade e retorno ao produtor rural”, avalia.

Rota do queijo
Atualmente, o Sudoeste do Paraná conta com aproximadamente 60 queijarias formais e em torno de 100 iniciativas com potencial de legalidade. A região faz parte da Rota do Queijo Paranaense, que contempla queijarias em diferentes regiões do Estado, regularizadas por um dos sistemas de inspeção sanitária (SIM, SUSAF, SIP, SISBI e SIF), onde o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais, fomentando o turismo rural e possibilitando novos negócios aos produtores.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

slot gacor slot gacor situs toto situs toto situs toto slot gacor slot gacor bento4d toto slot slot gacor situs toto situs togel cabe4d slot gacor slot gacor slot gacor