Ouça Ao Vivo

24 de abril de 2025 11:06

Carregando...

Polícia Civil deflagra segunda fase da operação “Xeque Mate”

às
Julio Cesar Alves

Na manhã desta sexta-feira, 21, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou a segunda fase da “Operação Xeque Mate”, cumprindo sete mandados de busca e apreensão domiciliar e dois mandados de prisão preventiva. A ação ocorreu em Francisco Beltrão, mobilizando cerca de 35 policiais civis e militares de diversas delegacias e unidades especializadas. Durante a operação, foram apreendidas pequenas quantidades de maconha, uma balança de precisão, celulares e outros itens que ajudarão a aprofundar as investigações.

Entenda o caso
Em 17 de outubro de 2023, por volta das 19h15, policiais militares abordaram um veículo VW/Gol em Nova Prata do Iguaçu, onde estavam dois homens e uma adolescente. Na revista, encontraram 147 kg de maconha. A situação foi encaminhada à Polícia Civil, que realizou a prisão em flagrante dos dois homens e os procedimentos legais em relação à adolescente.

As investigações subsequentes, conduzidas pelas delegacias de Salto do Lontra, Dois Vizinhos e a 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, revelaram conexões com terceiros e indícios de venda de drogas (maconha, cocaína e crack), além de referências a uma facção criminosa. A operação abrangeu também cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, identificando 18 suspeitos.

Na primeira fase da “Operação Xeque Mate”, realizada em 19 de dezembro de 2023, foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliar e 4 buscas em unidades prisionais de Francisco Beltrão e Pitanga. Esta fase resultou em duas prisões em flagrante e a apreensão de drogas, munições e outros itens. Essas apreensões permitiram o avanço das investigações e a identificação de cinco novos suspeitos.

Com base nas novas evidências, o Delegado Titular da Delegacia de Salto do Lontra, Dr. André Mendes, solicitou os mandados que foram cumpridos na operação de hoje, resultando em duas prisões preventivas e dois novos termos circunstanciados.

Junho Branco
A operação faz parte das atividades do “Junho Branco”, mês de conscientização e prevenção ao uso de drogas, instituído em 1987 pela ONU. Durante este mês, a PCPR intensificou investigações contra o tráfico e promoveu palestras educativas e incineração de drogas na região sudoeste do Paraná.

Fonte e foto: Polícia Civil

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Geral
Geral
Ampére
Ampére
Policial
Regional

Em Alta

Regional
Policial
Policial
Ampére
Ampére
Policial
Policial
Geral
Geral