Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Pato Branco é a primeira cidade do Sudoeste a receber sinal 5G

Com a frequência de 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para Pato Branco, a operadora Tim foi a primeira a ativar o sinal nesta segunda-feira (12). Em um primeiro momento, o sinal estará disponível parcialmente, atendendo, a princípio, o bairro Fraron e áreas próximas às universidades.

Receber o sinal 5G para telefonia representa um avanço significativo em termos de tecnologia de comunicação sem fio, e Pato Branco tem se adiantado nesse processo. A tecnologia 5G, ou quinta geração, oferece velocidades de conexão muito mais rápidas, maior largura de banda e menor latência, ou seja, menor tempo de resposta, em comparação com as gerações anteriores, como 4G. No entanto, é importante observar que a implementação do 5G requer infraestrutura específica, incluindo a instalação de torres e antenas de transmissão. Portanto, serão necessários novos investimentos e tratativas em uma próxima fase, até que seja possível oferecer cobertura total dessa tecnologia a toda a cidade, uma vez que mesmo tecnologias 2G, 3G ou 4G ainda não apresentam desempenho adequado.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Francisco Grezzana, destacou a importância desta tecnologia para uma cidade como Pato Branco e as demandas que serão melhor atendidas a partir de agora. De acordo com ele, além de maior velocidade para baixar arquivos, transmitir vídeos ou trabalhar com vários dispositivos simultaneamente, as empresas terão um sistema mais confiável, eficiente e ágil. “Essa é uma evolução nos processos que o 5G traz para uma cidade. E principalmente, Pato Branco, como uma das cidades inteligentes, para todos os aplicativos do município e para que o cidadão tenha acesso aos serviços, é fundamental o 5G”, frisou o secretário.

Ampliação do 5g
Com relação aos próximos passos, Grezzana afirmou que a Prefeitura está empenhada em possibilitar o sinal de 5a geração com cobertura total e irrestrita na cidade.

Ele disse que, a partir de agora, serão discutidos quais são os pontos viáveis, fazendo um mapeamento dos bairros para que o serviço seja ampliado e chegue com qualidade à população. Dentro desse processo, Grezzana destacou que o papel do município é viabilizar a implantação, desde a criação das leis municipais necessárias, bem como procedimentos e resoluções que a Anatel exige. “Então tivemos que aprovar alguns decretos também. Porque o que nós queremos é dar cobertura total da cidade, não dá para a gente fazer cobertura em alguns espaços apenas. Então isso é muita conversa, muita definição de local para a implantação do 5G nessa fase”, completou.

Com o 5G, os usuários podem desfrutar de uma experiência de internet mais rápida e estável, o que é especialmente benéfico para atividades como assistir vídeos em alta definição ou usar aplicativos que fazem uso intensivo de dados. Além disso, o 5G é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT), carros autônomos e automação industrial. Essa nova geração de tecnologia tem o potencial de transformar significativamente a forma como vivemos e produzimos, proporcionando maior conectividade e eficiência de resposta.

Fonte e foto: Diário do Sudoeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *