Ouça Ao Vivo

31 de julho de 2025 13:39

Carregando...

Paraná suspende reajuste salarial de servidores públicos estaduais em 2021

às
Julio Cesar Alves

O governador Ratinho Júnior suspendeu o reajuste do salário dos servidores estaduais em 2021, por meio de despacho encaminhado à Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), na sexta-feira (8). A decisão teria como objetivo “atender às exigências do governo federal, no que se refere ao repasse de recursos durante a pandemia”, de acordo com nota enviada à Banda B pela assessoria do governo estadual.

No documento, consta trecho de informação da Diretoria de Orçamento Estadual, no qual diz que “o orçamento previsto para o exercício de 2021 não comporta a totalidade dos gastos com pessoal, o que corresponde a aproximadamente 1,3 bilhão, tampouco despesas com progressões e promoções, que representam cerca de 350 milhões e revisão geral anual dos servidores do Poder Executivo, em torno de 237 milhões”.

Ainda no despacho, assinado pelo governador, a “impossibilidade” de implantação do reajuste ao funcionalismo público neste ano é justificada pelo “cenário estadual e nacional vivenciado em meio a pandemia do Covid-19”.

Críticas
O presidente do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) e membro da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES), Ricardo Miranda, criticou a decisão de Ratinho Júnior. “Usando mais uma vez a pandemia como desculpa para destruir os direitos dos trabalhadores, Ratinho Jr. quer dar o calote na segunda parcela de 1,5% programada para esse mês”, afirmou ele.

“A retórica de Ratinho Jr. muda de acordo com as conveniências. Quando se trata de beneficiar o setor do agronegócio, latifundiários, industriais e os super ricos, concede isenções fiscais de quase 12 bilhões de reais por ano, cerca de dez vezes mais do que o necessário para honrar os compromissos com as servidoras e servidores”, disse o assessor do FES e economista, Cid Cordeiro.

Ainda de acordo com a FES, a suspensão descumpre acordo firmado com as categorias e selado pela Assembleia Legislativa em 2019. Para encerrar a greve naquela ocasião, o governo propôs o pagamento da data base do período 2018/2019 em três parcelas, sendo 2% em janeiro de 2020, já pagos, 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022.

Fonte: Rádio Banda B – Foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Policial
Policial
Geral
Geral
Regional
Pinhal de São Bento
Esporte

Em Alta

Policial
Pinhal de São Bento
Policial
Regional
Esporte
Policial
Geral
Geral
Geral