Ouça Ao Vivo

6 de agosto de 2025 09:17

Carregando...

Paraná segue Anvisa e suspende vacinação de gestantes com Astrazeneca

às
Julio Cesar Alves

A secretaria de Estado da Saúde do Paraná emitiu nota pública no início da noite desta terça (11) orientando que os municípios suspendam temporariamente a vacinação da Astrazeneca/Fiocruz para as gestantes, conforme recente posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até novo entendimento. “A Sesa ressalta ainda que a bula do imunizante deve ser seguida, specialmente com a devida avaliação e acompanhamento médico. Para as gestantes que já foram vacinadas, é importante que os serviços de saúde monitorem qualquer reação adversa”, diz a nota da Sesa.

A Anvisa emitiu nota no final da noite desta segunda (10), recomendando a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford em gestantes. No Brasil, o imunizante é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

A vítima, uma gestante de 35 anos, teria desenvolvido uma trombose dias após ser vacinada. O Ministério da Saúde investiga o caso. “Foi notificada à Anvisa, na última sexta (07 de maio de 2021), pelo próprio fabricante da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, a Fiocruz, a suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico com plaquetopenia ocorrido em gestante e óbito fetal. A Anvisa iniciou imediatamente a avaliação do caso.”, informou a Anvisa.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Reprodução internet

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Policial
Geral
Policial
Geral
Regional
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Geral
Regional
Geral
Policial
Geral
Policial
Geral
Regional