Ouça Ao Vivo

4 de novembro de 2025 09:02

Carregando...

Paraná registra em junho o 2º menor tempo de abertura de empresas da história

11/07/2025
às08:39
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

8 horas, 5 minutos e 53 segundos. Esse foi o tempo médio para abertura de empresas no Paraná no mês de junho, de acordo com relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) , divulgado nesta quinta-feira (10). A média nacional ficou em 1 dia e 3 horas. Essa é a segunda melhor marca alcançada pelo Estado na história, atrás apenas de abril de 2024, quando os empreendedores paranaenses levaram, em média, 8 horas e 4 minutos para concluir o processo.

Com os números de junho, o Paraná se manteve na terceira colocação no ranking nacional de agilidade, atrás apenas do Piauí, que registrou 5 horas, 37 minutos e 59 segundos e de Sergipe, com 6 horas, 5 minutos e 53 segundos. Vale ressaltar que o número de processos abertos por aqui é mais de oito vezes maior ao do primeiro colocado e 13 vezes maior em relação ao terceiro colocado. Enquanto o Piauí registrou 781 processos e Sergipe 499, o Paraná totalizou 6.576, terceiro maior volume do Brasil, atrás somente de São Paulo (26.147) e Minas Gerais (8.055).

Com relação ao tempo de consulta de viabilidade total, o Paraná subiu da 7ª para a 6ª posição nacional, com 6 horas, 41 minutos e 8 segundos. Já o tempo médio de consulta de viabilidade de nome ficou em apenas 1 minuto e 12 segundos. Por fim, na conferência de viabilidade de endereço, o Estado subiu duas posições no ranking, chegando à 7ª colocação, com 6 horas, 40 minutos e 9 segundos, uma redução de quase 50 minutos em relação ao mês anterior.

Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, os dados de junho confirmam que o Paraná continua sendo referência nacional na abertura de empresas. “Mantivemos a terceira melhor média do Brasil, mesmo com um dos maiores volumes de processos. E não é só quantidade. Conseguimos reduzir de forma expressiva o tempo total de abertura, com avanços importantes na etapa de viabilidade locacional, que é sempre um desafio, pois envolve diretamente a atuação dos municípios”, explica.

“E não vamos parar por aqui. Em breve, o Governo do Estado deve apresentar novos projetos voltados à automação e ao georreferenciamento das áreas urbanas, o que vai qualificar ainda mais essa etapa e tornar a resposta dos municípios mais rápida, precisa e segura. Esses investimentos fazem parte da estratégia de transformar o Paraná no melhor Estado para se empreender no país, com simplicidade, tecnologia e parceria entre todos os entes envolvidos”, finaliza o presidente.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Geral
Ampére
Ampére
Esporte
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Geral
Esporte
Esporte
Ampére