Ouça Ao Vivo

18 de dezembro de 2025 07:21

Carregando...

Paraná reforça incentivo à doação de órgãos

03/09/2025
às08:40
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde reforça as ações de incentivo à doação de órgãos durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre a importância desse ato que pode salvar muitas vidas. O Paraná se mantém como um dos estados com o maior volume de doação no Brasil, com uma média 94% superior à nacional.

Em 2015, o Estado ocupava a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Nos anos de 2023 e 2024, com 42,5 e 42,3 doações por milhão de população (pmp), respectivamente, o Paraná foi líder em doação. Nos primeiros seis meses de 2025, conforme relatório da ABTO, o Paraná atingiu a marca de 37,9 doações por milhão de população, enquanto no país esse índice é de 19,5.

“A doação de órgãos é um tema que precisa estar sempre no radar das pessoas, pois somente através dela é que podemos realizar transplantes e salvar muitas vidas. O Paraná segue referência nesse assunto, pelos bons números de doações efetivas e também em razão de toda a estrutura que o Estado oferece na logística, com uma frota de veículos renovada e transporte aéreo 24 horas, o que garante rapidez no deslocamento de órgãos e equipes médicas, dentro e fora do Paraná”, destacou o secretário da Saúde, Beto Preto.

De acordo com dados parciais de 2025, o Paraná ocupa a segunda colocação entre os estados brasileiros com o maior volume de doação de órgãos, ficando atrás somente de Santa Catarina, com 42,4 pmp. O Paraná segue à frente de estados como Rondônia (30,9 pmp), Rio de Janeiro (23,2 pmp), Mato Grosso do Sul (22,7 pmp) e São Paulo (22,5 pmp).

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Esporte
Policial
Policial
Geral
Geral

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada