Paraná é o único estado que não está com alerta ‘altíssimo’ para a Covid-19

Segundo dados apurados pelo consórcio de pesquisadores do Farol Covid, o Paraná é hoje a única unidade da federação que não apresenta alerta considerado ‘altíssimo’ para a Covid-19, embora o risco de transmissão do novo coronavírus ainda seja alto no estado. Até ontem, eles estimavam, utilizando dados públicos, que haviam mais de 358 mil casos ativos da doença no Paraná, sendo que para cada 10 pessoas infectadas, sete não eram diagnosticadas. A taxa de contágio (Rt) estaria em 0,96, o que indica um cenário de estabilidade, com progressiva diminuição de casos no horizonte.

A escala do Farol Covid apresenta quatro níveis de urgência: “novo normal” (o menos preocupante), “moderado”, “alto” (níveis intermediários) e “altíssimo” (o mais grave). No Paraná, apesar do alerta “alto”, o controle da doença é considerado moderado, bem como a capacidade do sistema de saúde em responder à demanda.

O cenário atual contrasta com aquele verificado há um mês, quando o Bem Paraná informou que o estado paranaense apresentava a maior taxa de casos novos da doença em todo o país. Naquela ocasião, o estado havia registrado nos sete dias anteriores 98,41 novos casos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes, Hoje, a média móvel de casos está em 27,03, uma redução de 72,5%.

Se o número de casos novos caiu, por outro lado ainda assusta – e muito – a média móvel de óbitos, que está em 1,45 (também por 100 mil habitantes), número superior ao verificado um mês atrás, quando esse valor era de 1,15 – crescimento de 26,1%.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *