Ouça Ao Vivo

19 de setembro de 2025 02:27

Carregando...

Número de pessoas privadas de liberdade estudando no Paraná quase triplica desde 2018

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

Em todo o Paraná, 9.556 pessoas custodiadas nas unidades prisionais estão estudando no ensino fundamental, médio e superior. Desse total, 5.617 estão matriculadas no fundamental, outras 3.821 cursam o ensino médio e 118 estudam no ensino superior. O número total de pessoas privadas de liberdade no Estado hoje é de 41.382, o que significa que quase um quarto dos custodiados estão estudando, sendo que o índice atual de analfabetismo é de 0,49%.

Esses números fazem parte do trabalho da Polícia Penal do Paraná (PPPR) de possibilitar melhores oportunidades de futuro e redução de reincidência criminal dos custodiados, o que significa também mais segurança para a população em geral. A meta da PPPR é zerar o analfabetismo nas prisões do Paraná em 2025 com o trabalho das equipes regionais de educação e das unidades penais.

“O trabalho da segurança pública começa na prevenção, passa pela investigação, pela prisão de criminosos e continua com a custódia de quem cumpre pena. Nessa etapa, a educação se torna uma das ferramentas mais poderosas de transformação. Recuperar pessoas privadas de liberdade e prepará-las para uma vida longe do crime é uma forma direta de proteger a sociedade e construir um futuro mais seguro para todos”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Ampére
Geral
Ampére
Geral
Regional
Geral
Policial

Em Alta

Policial
Geral
Regional
Geral
Policial
Ampére
Ampére
Geral