Ouça Ao Vivo

4 de novembro de 2025 19:00

Carregando...

Novembro Azul: Uopeccan alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

04/11/2025
às15:40
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Na Uopeccan, referência no atendimento oncológico e hospitalar no Paraná, mais de 1.400 homens receberam tratamento da doença entre janeiro de 2024 e agosto de 2025, muitos ainda em acompanhamento contínuo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que, para o ano de 2025, ocorram aproximadamente 71.730 novos casos de tumores de próstata no Brasil, sendo o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não melanoma. Esses números reforçam a importância das campanhas de conscientização e das ações preventivas.

O urologista e cirurgião da Uopeccan, Dr. Eduardo Fernando Pacagnan, destaca que “não se pode esperar sinais e sintomas específicos do câncer de próstata. O importante é o diagnóstico precoce, considerando o história familiar e a idade para iniciar os exames”. Segundo ele, pacientes podem apresentar sintomas urinários, como dificuldade para urinar, mas isso também ocorre em doenças benignas. Quando esses sintomas aparecem em casos de câncer, geralmente, a doença já está mais avançada. Por isso, exames de rotina são essenciais.

A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) recomenda que os homens iniciem os exames preventivos aos 50 anos e a partir dos 40 anos para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata. Inicialmente, o exame pode ser feito apenas com o PSA (exame de sangue). Dr. Eduardo enfatiza que “o diagnóstico precoce permite identificar a doença quando ainda há chances de cura. Quanto mais cedo ela for descoberta, maiores as chances de tratamento eficaz, seja por cirurgia ou outro método capaz de eliminar a doença”.

Manter hábitos saudáveis é outro aliado na prevenção: evitar tabagismo, alcoolismo e excesso de peso, priorizar alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e reduzir exposição a agrotóxicos e conservantes contribuem para a saúde geral e ajudam a diminuir os riscos de câncer de próstata.

Muitos homens têm receio do impacto do tratamento na vida sexual. Dr. Eduardo esclarece que as principais consequências do tratamento, especialmente cirúrgico, podem ser incontinência urinária e perda da função sexual, dependendo do estágio da doença e da condição do paciente. No entanto, novas tecnologias, como a cirurgia robótica, trouxeram melhores resultados. Existem também alternativas como laparoscopia e cirurgia convencional aberta, sendo que esta última apresenta maior risco de efeitos sobre a função urinária e sexual.

Ele alerta ainda que “o principal mito está relacionado ao medo do câncer e das consequências do tratamento, especialmente, a perda da função sexual. Nem todas as alterações da próstata indicam câncer. Muitas vezes se trata de crescimento benigno ou inflamação. Qualquer queixa urinária deve ser avaliada por um especialista para diferenciar se os sintomas estão ligados a um tumor ou a uma condição benigna”.

Com mais de 490 mil atendimentos realizados em 2024 em suas unidades de Cascavel, Umuarama e Medianeira, a Uopeccan reforça seu compromisso em oferecer tratamento de qualidade, acolhimento humanizado e orientação preventiva, incentivando a população masculina a cuidar da saúde e a realizar exames de rotina, garantindo maior chance de cura e qualidade de vida.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Geral
Ampére
Ampére
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial
Geral
Esporte
Esporte