Ouça Ao Vivo

1 de dezembro de 2024 11:42

Carregando...

Nota Paraná registra aumento nas emissão de documentos fiscais com CPF

às
Julio Cesar Alves

O pedido do CPF na nota fiscal é uma prática crescente entre os consumidores paranaenses nas compras em estabelecimentos comerciais do Estado e um dos destaques nesse Dia do Consumidor. Dados do programa Nota Paraná, do Governo do Estado e vinculado à Secretaria da Fazenda, indicam que nos primeiros meses de 2024 houve um aumento de 14,6% na quantidade de notas fiscais emitidas com CPF, passando de 64,3 milhões em janeiro para 73,7 milhões em março.

Com o Nota Paraná, os consumidores (paranaenses ou moradores de outros estados) que, no momento da compra, solicitarem a inclusão do número de seu CPF no documento fiscal acumularão créditos e concorrerão a prêmios em dinheiro. O cálculo do crédito de cada nota fiscal é feito sempre no terceiro mês após a compra. Dessa forma, as notas fiscais emitidas em dezembro, por exemplo, servem para o cálculo dos créditos de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deste mês de março.

Para participar dos sorteios é preciso que o consumidor esteja cadastrado no Programa Nota Paraná. Para se cadastrar é muito simples. Basta acessar o site www.notaparana.pr.gov.br ou abrir o aplicativo (Android ou IOS), clicar na opção “cadastre-se” e preencher com dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para a criação de uma senha pessoal.

“A semana de conscientização do consumidor é um período propício para reforçar a importância dessa prática, pois além de contribuir no combate à sonegação fiscal, garante mais transparência nas transações comerciais e participação em programas de benefícios como o Nota Paraná”, enfatiza a coordenadora do programa Nota Paraná, Marta Gambini.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Geral
Ampére
Notícia
Geral
Geral

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada