Ouça Ao Vivo

23 de agosto de 2025 05:35

Carregando...

Nota Paraná completa 10 anos com aumento de 500 vezes no total de notas fiscais emitidas

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

O Programa Nota Paraná celebra 10 anos em agosto com um feito histórico: mais de 1,02 bilhão de notas fiscais foram emitidas no primeiro semestre de 2025 em todo o Estado. O número, que é por si só já bastante representativo e o maior da história do Nota Paraná, revela ainda um aumento de 500 vezes em comparação com o período imediatamente anterior ao lançamento do programa, em agosto de 2015.

Nos primeiros seis meses daquele ano, às vésperas da criação do programa de cidadania fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), foram emitidas apenas 2,04 milhões de notas. Dez anos depois, esse total disparou cerca de 50.000% – um salto quase inimaginável uma década atrás.

“Ao longo de todos esses anos, o Nota Paraná ajudou a transformar a cultura fiscal no Estado. Hoje, pedir CPF na nota virou parte da rotina de compras dos paranaenses”, afirma o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara. Os dados referem-se à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), documento que registra operações em estabelecimentos de varejo como supermercados, farmácias, lojas e outros pontos de venda direta ao consumidor.

A coordenadora do programa, Marta Gambini, que acompanha essa evolução desde o início, destaca o quanto pedir o CPF na nota é um ato de cidadania. “A gente fala muito nos prêmios e nos créditos entregues todos os meses, mas a verdadeira função do programa é estimular o cidadão a exigir a nota fiscal. Com isso, cada um dos mais de 5,4 milhões de participantes é um fiscal do Estado no combate à sonegação de impostos”, diz. “E a adesão crescente do cidadão mostra que o paranaense entendeu a importância desse ato tão simples”.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Policial
Policial
Esporte
Geral
Policial
Ampére
Policial

Em Alta

Policial
Esporte
Policial
Geral