Municípios têm até dia 11 de junho para preencher dados sobre saneamento em painel nacional

O prazo para submeter as informações solicitadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) foi prorrogado para o dia 11 de junho. Dos municípios paranaenses, 81% já iniciaram o processo de informação dos dados.

O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu no mês passado uma conversa direta entre representantes dos municípios do Paraná e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo foi orientar os municípios e destacar a importância do preenchimento correto dos dados.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, afirma que as informações são fundamentais para elaboração de políticas públicas. “É uma ferramenta valiosíssima para os gestores e que deve ser encarada com muita pertinência”, afirmou.

Os indicadores referentes à água, esgoto e resíduos sólidos, informados no SNIS, estão ancorados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A intermediação entre municípios e governo federal, através do IAT, ocorreu através de uma live e foi uma ação pioneira no país. Está disponível no canal do Youtube da Sedest e já teve mais de 1.100 visualizações.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *