Municípios do Paraná devem receber vacinas até esta quarta-feira

Movimentação grande na sede do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar),em Curitiba, na manhã desta terça-feira (19). Dali estão saindo todas as doses da vacina Coronavac, que chegaram ao estado na noite desta segunda-feira (18). As doses para Curitiba e Região Metropolitana começaram a ser retiradas às 8 horas e a vacinação na capital começa nesta quarta (20), às 10 horas, no Pavilhão do Parque Barigui. A secretária de saúde Marcia Huçulak foi pessoalmente buscas as doses, entregues pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto.

Para as demais cidades, a distribuição está sendo feita por aeronaves que levarão as vacinas para as regionais de saúde do interior. As partidas acontecem do aeroporto do Bacacheri.

Vacinas estão sendo distribuídas ao Paraná – Foto Banda B
“Estamos com a estratégia de distribuir as doses por aeronaves e hoje as 22 regionais de saúde irão receber as doses ainda hoje. Cada regional tem cerca de 20 a 30 municípios. Até esta quarta, a vacina chegará a todos os 399 municípios paranaenses. Estamos orgulhosos e emocionados em fazer parte deste momento histórico”, afirmou a coordenadora de distribuição do Cemepar, Eliane Felicek.

Das 265.600 doses, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa. Elas serão aplicadas em 126 mil pessoas, sendo a maior parte profissionais da saúde: 102.959.

Serão distribuídas 132.540 doses na primeira etapa no Paraná – são duas doses por pessoa. As demais ficarão armazenadas no Cemepar até o intervalo ideal da Coronavac, de três semanas (21 dias), para garantir a segurança e o controle de temperatura.

Vacinas estão sendo distribuídas ao Paraná – Foto Banda B
A distribuição será feita com três aviões e helicópteros, que foram incorporados à frota aérea, além de caminhões com baús refrigerados e veículos menores, englobando todo o Estado. Serão, a princípio, seis rotas aéreas. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação.

A estrutura paranaense para a reserva dos imunizantes conta com 21 câmaras frias, freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés e caminhões refrigerados.

A Secretaria Estadual da Saúde já distribuiu aos municípios 1,7 milhão de insumos. Foram seringas 25 x 0,6, seringas 25 x 0,7, máscaras descartáveis, face shields, aventais e carteirinhas de vacinação

Fonte e foto: Portal Banda B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *