Ouça Ao Vivo

31 de julho de 2025 13:48

Carregando...

Municípios do Paraná devem receber vacinas até esta quarta-feira

às
Julio Cesar Alves

Movimentação grande na sede do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar),em Curitiba, na manhã desta terça-feira (19). Dali estão saindo todas as doses da vacina Coronavac, que chegaram ao estado na noite desta segunda-feira (18). As doses para Curitiba e Região Metropolitana começaram a ser retiradas às 8 horas e a vacinação na capital começa nesta quarta (20), às 10 horas, no Pavilhão do Parque Barigui. A secretária de saúde Marcia Huçulak foi pessoalmente buscas as doses, entregues pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto.

Para as demais cidades, a distribuição está sendo feita por aeronaves que levarão as vacinas para as regionais de saúde do interior. As partidas acontecem do aeroporto do Bacacheri.

Vacinas estão sendo distribuídas ao Paraná – Foto Banda B
“Estamos com a estratégia de distribuir as doses por aeronaves e hoje as 22 regionais de saúde irão receber as doses ainda hoje. Cada regional tem cerca de 20 a 30 municípios. Até esta quarta, a vacina chegará a todos os 399 municípios paranaenses. Estamos orgulhosos e emocionados em fazer parte deste momento histórico”, afirmou a coordenadora de distribuição do Cemepar, Eliane Felicek.

Das 265.600 doses, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa. Elas serão aplicadas em 126 mil pessoas, sendo a maior parte profissionais da saúde: 102.959.

Serão distribuídas 132.540 doses na primeira etapa no Paraná – são duas doses por pessoa. As demais ficarão armazenadas no Cemepar até o intervalo ideal da Coronavac, de três semanas (21 dias), para garantir a segurança e o controle de temperatura.

Vacinas estão sendo distribuídas ao Paraná – Foto Banda B
A distribuição será feita com três aviões e helicópteros, que foram incorporados à frota aérea, além de caminhões com baús refrigerados e veículos menores, englobando todo o Estado. Serão, a princípio, seis rotas aéreas. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação.

A estrutura paranaense para a reserva dos imunizantes conta com 21 câmaras frias, freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés e caminhões refrigerados.

A Secretaria Estadual da Saúde já distribuiu aos municípios 1,7 milhão de insumos. Foram seringas 25 x 0,6, seringas 25 x 0,7, máscaras descartáveis, face shields, aventais e carteirinhas de vacinação

Fonte e foto: Portal Banda B

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Policial
Policial
Geral
Geral
Regional
Pinhal de São Bento
Esporte

Em Alta

Policial
Pinhal de São Bento
Policial
Regional
Esporte
Policial
Geral
Geral
Geral