Ouça Ao Vivo

1 de novembro de 2025 19:10

Carregando...

Mulher Segura: Secretaria da Segurança Pública reforça atendimento no Interior

30/07/2025
às08:19
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

O Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, ampliou sua atuação no Interior do Estado com uma série de ações promovidas durante a Missão Paraná — iniciativa inédita voltada ao fortalecimento da segurança pública de forma integrada e regionalizada. Com foco na prevenção e no enfrentamento da violência de gênero, o programa passou por Marechal Cândido Rondon, Toledo, Francisco Beltrão e Guaíra, priorizando a articulação das redes locais de proteção, a capacitação de profissionais e a conscientização da população.

As iniciativas buscaram ampliar o diálogo entre instituições públicas e sociedade civil, valorizando a escuta ativa e qualificada, a troca de experiências e a realização de ações práticas com foco no fortalecimento das redes de proteção à mulher.

“A violência contra a mulher não é um crime comum e não pode ser enfrentada apenas com ações policiais”, destaca o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Trata-se de uma violência que carrega um forte componente cultural, enraizado em padrões que precisam ser transformados. O Programa Mulher Segura, dentro da Missão Paraná, atua justamente nesse sentido: conscientizar mulheres e homens, ampliar o diálogo e fortalecer a presença do Estado nas comunidades para que possamos, juntos, construir redes de proteção mais sólidas e eficazes.”

As ações promovidas durante a Missão Paraná refletem o avanço consistente do programa em todo o estado. Entre 2023 e 2024, o número de visitas comunitárias cresceu 332%, passando de 12.012 para 51.942. Apenas no primeiro semestre de 2025, o aumento foi de 86,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ao todo, já foram realizadas 1.330 palestras, alcançando diretamente 105.393 pessoas em diferentes regiões do Paraná. A expectativa da Secretaria da Segurança Pública é capacitar mais 1.400 profissionais e consolidar a atuação do programa nos 399 municípios paranaenses.

O Programa Mulher Segura integra a Operação Vida, ao lado dos programas De Homem para Homem e Cidade Segura, e atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e articulação interinstitucional. O foco é claro: prevenir, proteger e combater os diferentes tipos de violência de gênero — com destaque para os casos de feminicídio, estupro e violência doméstica.

Com a mensagem “Não é não e não tem discussão”, o programa segue reforçando a importância do engajamento coletivo e da atuação integrada para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário para todos.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Policial
Policial
Ampére
Esporte
Geral
Policial
Policial

Em Alta

Ampére
Policial
Policial
Policial
Ampére
Esporte
Policial
Geral
Policial