msop articula mobilização do Sudoeste e Oeste pela reabertura da Estrada do Colono

O presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani (PSDB), juntamente com o prefeito de Capanema, Américo Bellé (PDT), conversaram, por chamada de vídeo, com o deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD), com o objetivo de articular uma mobilização entre os municípios do Sudoeste e Oeste, via Amsop e Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), pela reabertura da Estrada do Colono.

Vermelho conseguiu, no mês de junho, a aprovação da Câmara dos Deputados (315 votos a favor contra 138) para o pedido de “urgência” na votação do projeto de lei que trata sobre a transformação da histórica Estrada do Colono em estrada-parque — os 17,5 quilômetros que ligam Capanema e Serranópólis do Iguaçu.

“Queremos o envolvimento dos ambientalistas com este projeto, pois o que propõe o plano do deputado Vermelho é algo extremamente revolucionário em questão de unir o turismo e a preservação do Parque Nacional do Iguaçu. Tem como base as principais estradas-parque dos Estados Unidos e Europa, dentre elas, a Blue Ridge Parkway, que tem uma extensão cerca de 40 vezes maior que a Estrada do Colono e atravessa dois estados americanos”, destacou Nilson Feversani.

Reunião ampliada
Uma reunião entre os presidentes da Amsop e da Amop, Nilson Feversani e Leonaldo Paranhos (PSC), respectivamente, deverá acontecer na próxima semana, para tratar sobre a elaboração de um audiovisual que irá detalhar o projeto da Estrada-Parque Caminho do Colono, e, também, definir a realização de um ato que reúna as lideranças do Sudoeste e Oeste em apoio à reabertura da estrada que está fechada desde meados dos anos 1980.

Apoio ao deputado federal Vermelho
“Com o apoio da Amsop, nós vamos visitar todos os municípios do Sudoeste, colher as assinaturas dos prefeitos em apoio ao projeto do deputado Vermelho, e trabalhar por este anseio que já é de longa data, que não é só de Capanema mas de toda a região, que vai de Foz do Iguaçu até Santa Catarina”, disse o prefeito Bellé. “O Parque Nacional do Iguaçu vai continuar sendo preservado com o maior carinho”, completou Bellé.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Capanema, José Carlos Balzan (PP), o assessor do deputado Vermelho, Altamir Constantino, o vereador de Francisco Beltrão Jean Emiliano (MDB) e os diretores da Amsop José Kresteniuk (ex-prefeito de Renascença) e Claudemir Freitas (ex-prefeito de Boa Esperança do Iguaçu).

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *