Morre diretor presidente da Coasul

A Coasul Cooperativa Agroindustrial, que tem sede em São João e unidade em Ampére, perdeu seu diretor presidente. Paulino Capelin Fachin faleceu no começo da noite desta quinta-feira, 8. Ele estava afastado da direção da empresa para tratamento de saúde. As causas da morte não foram informadas.

Paulino era liderança ativa da região e um incentivador do cooperativismo no sudoeste paranaense. Atuou por quase 45 anos na direção da Coasul, umas das principais cooperativas do Paraná.

Paulino Capelin Fachin nasceu em São João em 15 de abril de 1950, filho de Pedro Fachin e Ermelinda Capelin Fachin, naturais de Maximiliano de Almeida (RS). Cresceu na Comunidade de Dois Irmãos, onde se dedicou desde cedo à agricultura junto da família. Ainda jovem, demonstrou senso administrativo, visão empreendedora e capacidade de interagir na comunidade. Em 1969, associou-se a Coasul. Em 1972 casou com Marlene Lúcia Fachin com quem teve três filhos. Na agricultura foi destaque, sendo pioneiro na mecanização, na conservação do solo e na introdução do plantio direto.

Nos anos de 1974 e 1975 foi eleito conselheiro fiscal da Coasul. Em 1976 deixou o cargo e foi colher arroz para terceiros em São Gabriel (MS). Após um tempo retornou para São João, isso às vésperas da assembleia da Coasul, que tinha duas chapas prontas. Os titulares, quando souberam de seu retorno foram à sua casa, estes desistindo para apoiá-lo no cargo de presidente. Inicialmente não houve aceitação por parte dele e da família, mas em seguida acabou aceitando e Paulino encabeçou uma chapa de consenso para a presidência, dando início a sua história no comando da Coasul.

Redação com Portal RBJ/Evandro Artuzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *